Em relação à pneumonia adquirida na comunidade (PAC), é INCORRETO afirmar que:
(A) A comprovação da etiologia da PAC não resulta em menor mortalidade, quando comparada com a antibioticoterapia empírica adequada e instituída precocemente.
(B) Pacientes com PAC de baixo risco, tratados ambulatorialmente, devem realizar apenas a radiografia de tórax como exame subsidiário.
(C) Nos casos de PAC grave, recomenda-se a investigação microbiológica através da hemocultura, cultura de escarro, aspirado traqueal ou amostras obtidas por broncoscopia nos pacientes sob ventilação mecânica.
(D) Testes sorológicos para Mycoplasma, Coxiella, Chlamydophila e Legionella devem ser rotineiramente solicitados.
(E) Dosagens de glicemia, eletrólitos e de transaminases não têm valor diagnóstico, mas podem influenciar na decisão da hospitalização, devido à identificação de doenças associadas.
Soluções para a tarefa
A alternativa que está incorreta sobre a PAC é a alternativa "D"
A pneumonia adquirida na comunidade ou PAC é uma infecção pulmonar que é adquirida fora do hospital.
Os sintomas dessa doença podem ir de febre e tosse até desconforto respiratório sério e sepse. Assim, as pessoas com baixo risco devem ser tratadas ambulatorialmente, realizando apenas a radiografia de tórax como exame subsidiário.
Contudo, nos casos de PAC grave, recomenda-se a investigação microbiológica através da hemocultura, cultura de escarro, aspirado traqueal ou amostras obtidas por broncoscopia nos pacientes sob ventilação mecânica.
A realização de testes sorológicos para Mycoplasma, Coxiella, Chlamydophila e Legionella não apresentam relevância para o diagnóstico e tratamento da PAC, por isso, não devem ser solicitados rotineiramente.
Espero ter ajudado, bons estudos :)