Em relação à participação dos professores na Educação Inclusiva, assinale as assertivas corretas: I – Os professores são os mais bem preparados para a educação inclusiva porque já receberam formação especializada para lidar com essa nova situação que apresenta o aluno com deficiência nas suas salas de aula. II – A formação dos professores consistiria apenas na capacitação para a compreensão das características e necessidades desse aluno, sem a necessidade de transformação pedagógica. III – O processo formativo dos professores para uma Educação Inclusiva teria de levar à construção de uma nova visão de ensino e de aprendizagem fundada em atitudes genuinamente favoráveis à inclusão. IV – Dada à dificuldade de interação social de muitos alunos com deficiência, o trabalho inclusivo é fundamental e, nesse sentido, a atuação do professor é de extrema importância para que o aluno se sinta acolhido e pertencente àquele espaço. Estão CORRETAS: a. III e IV. b. II e IV. c. II e III. d. I e III. e. I e II.
Soluções para a tarefa
Resposta:
RESPOSTA CORRETA a. III e IV.
Explicação:
Resposta:
1) No atual cenário da Educação Inclusiva, existem mais dificuldades do que benefícios, quando os prós e contras são comparados. Então, estão corretas as afirmações I e III ("Letra E"). São alguns dos desafios enfrentados no atual momento social educacional: Garantir uma formação continuada de professores da Educação Inclusiva; Elaborar material didático que esteja adaptado às necessidades especiais; Quando se trata de Educação Inclusiva, o objetivo principal fazer com que as diferenças sejam tratadas como diversidade, não como um problema.
2) Acerca da Educação Inclusiva, em seu inciso III do Art. 43, a Lei Brasileira de Inclusão ("Letra D") afirma que se deve "assegurar a participação da pessoa com deficiência em jogos e atividades recreativas, esportivas, de lazer, culturais e artísticas, inclusive no sistema escolar, em igualdade de condições com as demais pessoas." Isso significa incentivar e promover a participação da pessoa com deficiência em atividades: Artísticas Intelectuais Culturais Esportivas Recreativas Deve ser oferecido treinamento e recursos apropriados, com oportunidades iguais para todos, deficientes ou não.
3) A Lei 10.436/02 reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Isto é, a reposta indicada na "Letra B". Esta Lei surgiu em 2002, quando uma nova resolução (Resolução CNE/CP Nº 1/2002) estabeleceu diretrizes curriculares nacionais para formar professores da Educação Básica. Esta formação precisa incluir o conhecimento a respeito de alunos com necessidades educacionais especiais. Reconheceram a "Libras" como um meio legal de comunicação e expressão de pessoas surdas.
4) Um dos marcos fundamentais da Educação Inclusiva, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ("Letra A"), reconhece que a educação para este grupo especial, sempre que necessário, deve integrar-se ao sistema geral de Educação, com o objetivo de incluí-la na comunidade. Na conjuntura da Educação Inclusiva, é fundamental destacar os marcos legais dessa modalidade educacional. Com isso, conseguimos entender, baseados na lei, quais direitos este grupos especiais têm garantidos para estarem inseridos no sistema regular de ensino.
5) A respeito da Educação Especial, com o Plano Nacional de Educação ("Letra D"), a Lei 10.172 passa a considerar a Educação Especial como inserida na educação escolar. Em razão disso, ela deve ser difundida em todas as modalidades de ensino. E ainda destaca que devem ser garantidas as vagas no ensino regular para graus e tipos de deficiência variados.
Explicação: