Biologia, perguntado por almeidaduda841, 10 meses atrás

em relação a outros países o que tem acontecido com o número de casos de pessoas portadoras do vírus HIV? explique sua resposta​

Soluções para a tarefa

Respondido por prlbrinquedos
2

Resposta:stima-se que, no fim de 2010, 34 milhões de pessoas estavam infectadas pelo HIV mundialmente. Isso representa um aumento de 17% na prevalência desde 2001. Em 2010, ocorreram 2,7 milhões de novas infecções pelo HIV.

Na América Latina, a incidência da doença tem se mantido estável: por volta de 100.000 novos casos por ano desde 2000. No Brasil, de 1980 até junho de 2011, 608.230 casos de aids foram notificados. Em 2010, houve o registro de 34.218 novos casos da doença e a taxa de incidência de aids no País chegou a 17,9 casos por 100.000 habitantes.

É importante notar que ocorreu um fenômeno epidemiológico: o aumento global do número de pessoas vivendo com HIV, que decorre não só do maior número de novas infecções mundialmente, mas também de uma rápida expansão do acesso à terapia antirretroviral, com consequente diminuição dos óbitos relacionados à aids e aumento da sobrevida. Calcula-se que o acesso mais amplo ao tratamento, em vários países do mundo, foi responsável por evitar 2,5 milhões de óbitos relacionados à aids desde 1995, 700.000 deles somente em 2010.

Além da redução da mortalidade, acredita-se que o acesso à terapia antirretroviral também tenha influenciado a ocorrência de novas infecções pelo HIV, uma vez que, suprimindo a replicação do vírus em grande parte dos portadores, possibilita-se a diminuição da carga viral comunitária. Devemos lembrar que a magnitude da detecção do RNA do HIV no sangue e no sêmen está diretamente relacionada com a taxa de transmissão do vírus e, portanto, com a geração de novas infecções. Por outro lado, não foi constatado o mesmo efeito do acesso ao tratamento de aids para outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), incluindo a sífilis, ratificando que o impacto na transmissão viral provém da terapia antirretroviral.

Explicação:

Perguntas interessantes