Em relação à estabilização de enzimas, assinale a alternativa correta:
I. Enzimas provenientes de microrganismos que vivem em temperaturas extremas, de frio ou calor, são menos estáveis.
II. Mutações aleatórias são frequentemente utilizadas para dar maior estabilidade às enzimas.
III. A associação das enzimas com determinados solutos pode aumentar sua estabilidade.
IV. A imobilização em suportes insolúveis é o método de estabilização enzimática mais utilizado.
Escolha uma opção:
a. Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
b. Apenas a alternativa III está correta.
c. Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dentre os fatores que podem provocar alteraçãoes na atividade enzimática, a temperatura pode ser destacado como o mais importante. Conforme discutido anteriormente, para desempenhar sua função biológica, as proteínas devem estar em seus estados nativos, com suas estruturas primária, secundária, terciária e, quando for o caso, quaternária, íntegras. O calor é um dos fatores que podem destruir essa integridade, provocando o fenômeno conhecido como desnaturação protéica. As enzimas, como proteínas, também essão sujeitas a esse processo, que podem ocasionar a perda, algumas vezes reversível, de atividade.
As enzimas também sofrem influência de substâncias que podem atuar ativando ou inibindo sua atividade. A essas substâncias denominam-se ativadores e inibidores enzimáticos, respectivamente. Os inibidores enzimáticos são substâncias que diminuem a atividade da enzima, de maneira reversível ou irreversível, por mecanismos que não envolvem a desnaturação da mesma.
Dentre os inibidores reversíveis:
- inibidores competitivos: quase sempre possuem estrutura molecular semelhante à do substrato, competindo com ele pelo sítio ativo da enzima. Assim, em geral, a reaão não ocorre enquanto o inibidor estiver ligado à enzima.
- inibidores não competitivos: ligam-se a sítios distintos do substrato. Assim, é possível ligação simultânea do inibidor e do substrato à enzima. Porém, a enzima é inativada na presença do inibidor, estando o substrato ligado o unão.
Quanto aos inibidores irreversíveis, esses combinam-se com um grupo funcional pertencente à molécula da enzima, e que seja essencial para a atividade da mesma. Esse tipo de inibidor pode, inclusive, promove
Enzimas são grupos de substâncias orgânicas de natureza normalmente proteica (existem também enzimas constituídas de RNA,[1] as ribozimas), com atividade intra ou extracelular que têm funções catalisadoras, catalisando reações químicas que, sem a sua presença, dificilmente aconteceriam. Isso é conseguido através do abaixamento da energia de ativação necessária para que se dê uma reação química, resultando no aumento da velocidade da reação e possibilitando o metabolismo dos seres vivos. A capacidade catalítica das enzimas torna-as adequadas para aplicações industriais, como na indústria farmacêutica ou na alimentar.
Em sistemas vivos, a maioria das reações bioquímicas dá-se em vias metabólicas, que são sequências de reações em que o produto de uma reação é utilizado como reagente na reação seguinte. Diferentes enzimas catalisam diferentes passos de vias metabólicas, agindo de forma concertada de modo a não interromper o fluxo nessas vias. Cada enzima pode sofrer regulação da sua atividade, aumentando-a, diminuindo-a ou mesmo interrompendo-a, de modo a modular o fluxo da via metabólica em que se insere. Sem as enzimas as reações químicas do organismo seriam muito lentas, elas proporcionam uma maior eficiência reduzindo a energia de ativação sem deslocar o equilíbrio exercendo assim seu poder catalítico.
Existem quatro tipos estruturais de enzimas: enzimas simples, enzimas alostéricas, enzimas complexas(holoenzima) e as isoenzimas.
O ramo da Bioquímica que trata do estudo das reações enzimáticas é a enzimologia. É comum ouvirmos falar sobre as enzimas, do quanto elas são importantes no nosso organismo e da sua função catalisadora no nosso sistema biológico. Porém, de fato, o que vem a ser uma enzima? Qual seu real papel e o que ela representa no nosso organismo?
Normalmente nosso organismo se depara com um sistema orgânico lento e pouco espontâneo, que depende exclusivamente do trabalho das chamadas enzimas para que possa ter um funcionamento metabólico melhor, de maneira mais regular e específica. Dizemos que essas enzimas funcionam como catalisadores celulares, pois elas facilitam com que aconteçam certas reações internas de nosso corpo, dando uma melhor agilidade quando de certa forma as coisas costumam ocorrer mais devagar. Se não fossem as enzimas, diversas reações do nosso metabolismo aconteceriam de maneira exageradamente lenta, o que iria prejudicar e muito o nosso sistema. Elas agilizam as reações químicas das células aumentando a velocidade com que elas trabalham, assim, a sua atuação se torna mais eficaz, fazendo com que haja um melhor desempenho.
VC PODE FAZER UM RESUMOS COM SUAS PERGUNTAS