Em relação à especialização precoce, é perceptível o quanto essa prática é adotada mundialmente, em que muitas crianças são inseridas nas competições, principalmente, quando elas apresentam potencialidades para determinados Esportes, com o objetivo de prepará-los, cada vez mais cedo, para obter resultados elevados.
Na Ginástica Artística não é diferente, haja vista que, aqui no Brasil, por exemplo, a primeira categoria de bolsa-atleta oferecida pelo Governo brasileiro tem como critério a conquista de medalha em campeonatos internacionais, que no caso da Ginástica Artística é representado, principalmente, pelo Sul-Americano. As competições pré-infantis exigem uma idade mínima de participação de apenas 9 anos.
Como podemos analisar os efeitos negativos da especialização precoce nessa modalidade:
I. Quando a criança é iniciada numa rotina de treinamentos diários, submetendo-se a regras já estruturadas que não permitem questionamentos e, sim, à simples adequação e aprimoramento de habilidades específicas, não importando seus interesses e necessidades, o Esporte, que é um instrumento para a saúde, pode trazer prejuízos físicos e psicológicos para ela.
II. O impacto da prática competitiva e tudo o que ela envolve é neutro nos jovens participantes, seja em seu corpo ou em sua personalidade.
III. A especialização precoce é fundamental para otimizar o desempenho e proporcionar uma habilidade maior, mesmo que a especialização exponha os atletas a danos físicos, psicológicos e sociais.
IV. A especialização precoce permite resultados em curto prazo. Significa dizer que o técnico que incluir métodos de treinamentos especializados obterá melhores resultados (em curto prazo). Priorizar uma iniciação esportiva, com a promoção e a incorporação de valores e ideias indispensáveis ao desenvolvimento humano, valorizando a criança como um ser criativo, espontâneo, em formação, desvinculando o processo de iniciação do treinamento precoce e da excessiva competitividade poderá significar não conquistar medalhas.
Assinale a alternativa CORRETA:
a.
Nenhuma afirmação é verdadeira.
b.
Apenas três afirmações são verdadeiras.
c.
Apenas duas afirmações são verdadeiras.
d.
Todas as afirmações são verdadeiras.
e.
Apenas uma afirmação é verdadeira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
Apenas duas afirmações são verdadeiras.
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
Apenas duas afirmações são verdadeiras.
Explicação:
Resposta corrigida.
Perguntas interessantes