História, perguntado por jonaslc10, 11 meses atrás

Em relação à economia do período medieval era na base do uso de moedas (sistema monetário) ou na base de trocas de mercadorias? *

Soluções para a tarefa

Respondido por abgbds2020
3

Resposta:

A economia medieval enfrentou diferentes estágios durante a Alta Idade Média séculos VX e a Baixa Idade Média séculos XI-XV, pois a economia passou e de uma fase de retração e enfraquecimento para um renascimento e fortalecimento econômico a partir do século XI.

Economia na Alta Idade Média:

A economia medieval durante a Alta Idade Média (séculos V-X) passou pelas alterações impostas pela crise do Império Romano. Segundo o que diz o historiador e Hilário Franco Júnior|1| nesse período, houve baixa produtividade, poucos bens de consumo, comércio extremamente tímido e pequena circulação de moedas.

A produtividade baixa foi consequência direta do processo de diminuição populacional que a Europa viveu com a desagregação do Império Romano. Essa redução populacional afetou não somente a produção agrícola, como também a produção artesanal,assim, a falta da mão de obra gerou uma carência refletida diretamente na capacidade produtiva do período.

Com uma produção baixa, voltada quase exclusivamente ao consumo próprio, o comércio sofreu um forte impacto, pois havia pouco excedente para ser comercializado. Eventualmente, sobravam produtos de um domínio (grande propriedade agrícola) para o comércio com domínios existentes nas proximidades. Porém, em geral, esse excedente comercial, tanto agrícola como artesanal, era baixo na Europa Ocidental.

Com um comércio extremamente tímido, o uso da moeda perdeu força. Assim, a moeda, segundo Franco Júnior||, conservou apenas a função de reserva de valor, que poderia ser utilizada em momentos de necessidade. Portanto, o baixo uso da moeda esteve diretamente relacionado com a falta de excedentes para a comercialização.

Um aspecto importante sobre esse período – e geralmente pouco abordado – foi a existência de escravos na Europa Ocidental. No entanto, havia pouca quantidade de escravos e, por isso, a escravidão foi considerada fraca nessa região. Aponta-se a existência de escravos em algumas partes da Europa, como Inglaterra e Alemanha.

Perguntas interessantes