Filosofia, perguntado por MilenaD, 4 meses atrás

Em relação à abordagem de Freud sobre civilização e felicidade, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V, para verdadeiro, ou F, para falso:

I- Ao analisar o conceito de felicidade focando o papel da cultura, Freud constata que a vida social exige sacrifícios pulsionais da ordem do desejo, causando aos homens um mal-estar. Ao mesmo tempo, esses sacrifícios constituem uma condição necessária para a existência da sociedade. Sob o domínio do princípio de realidade, a satisfação é adiada e o desprazer é tolerado.

II - Diante dessas fontes de sofrimento, Freud afirma que os homens moderam suas reivindicações de felicidade, acreditando que são felizes somente porque escaparam ao sofrimento. Apesar disso, o esforço para alcançar a felicidade qualificada como “efêmera” não é abandonado.

III – Para Freud, não há variedade de técnicas para a busca da felicidade, e é necessário que invistamos nossa economia libidinal em apenas uma técnica psíquica, que seria a neurótica. Só a partir dela é que cada indivíduo pode atingir a felicidade, dada sua relação de unicidade com esse fator.

a.
V, F e F.

b.
F, V e V.

c.
V, F e V.

d.
V, V e F.

e.
F, V e F.

Soluções para a tarefa

Respondido por analicequiati115
21

Resposta:

Opção D

I- Ao analisar o conceito de felicidade focando o papel da cultura, Freud constata que a vida social exige sacrifícios pulsionais da ordem do desejo, causando aos homens um mal-estar. Ao mesmo tempo, esses sacrifícios constituem uma condição necessária para a existência da sociedade. Sob o domínio do princípio de realidade, a satisfação é adiada e o desprazer é tolerado. (Verdadeiro).

II - Diante dessas fontes de sofrimento, Freud afirma que os homens moderam suas reivindicações de felicidade, acreditando que são felizes somente porque escaparam ao sofrimento. Apesar disso, o esforço para alcançar a felicidade qualificada como “efêmera” não é abandonado. ( Verdadeiro).

III – Para Freud, não há variedade de técnicas para a busca da felicidade, e é necessário que invistamos nossa economia libidinal em apenas uma técnica psíquica, que seria a neurótica. Só a partir dela é que cada indivíduo pode atingir a felicidade, dada sua relação de unicidade com esse fator. (Falso).

Respondido por larissamagrani
48

A sequência de respostas que mais se adequa ao pensamento de Freud é: d) V, V e F.

O que nos diz Freud: análise das questões

  • I. Verdadeiro. Na sociedade, o impulso pela felicidade é substituído pela exigência de normas e rompimento com a transgressão. Assim, esse molde humano faz com que o ser humano abdique dos seus prazeres em prol da regra.

  • II. Verdadeiro. Como a busca pela felicidade é adiada e trocada por uma falsa noção de esperança e otimismo, o ser humano se esquece do que consiste a felicidade e se pauta em uma visão turva do seu bem-estar.

  • III. Falso. Há variedade de técnicas para a busca da felicidade. Assim, a economia libidinal deve ser praticada efetivamente e não só ficar no campo psíquico.

Saiba mais sobre Freud em: https://brainly.com.br/tarefa/19627987

Anexos:

igorlopes3387: obg amigo
lenaestudos: V, V e F.
AlexSouza47: Correto!!
Perguntas interessantes