Em regras de jogos, as imagens costuman ser importantes. Explique a função das imagens que acompanham as regras do jogo Awalé.
Algm ajuda eu sou burra
Soluções para a tarefa
Resposta:
oiee
Explicação:
O Awalé é um jogo de tabuleiro muito popular em todo o continente africano. O jogo também é conhecido como Owaré, Chosolo, Kalan, entre outros.
Semear é o grande ideal deste jogo. Aprenda as regras abaixo:
O objetivo é realizar uma grande colheita. O jogador que colher (ou retirar) o maior número de sementes até o final da partida, ganha.
Veja como jogar.
Passo 1
Criar um tabuleiro dividido em 2, com 6 buracos em cada lado. Pode se improvisar com uma caixa de ovos vazia, por exemplo.
Passo 2
Separar 48 sementes que podem ser, por exemplo, grãos de feijão.
Passo 3
Distribuir 4 sementes em cada buraco do tabuleiro
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Início do jogo
A cada rodada um jogador escolhe uma casa de seu lado do tabuleiro, a esvazia totalmente e distribui todas as sementes de uma casa da esquerda para a direita, deixando uma semente por casa, sem pular nenhuma casa.
Na imagem abaixo, foi escolhida a casa 5 que foi esvaziada e dado início ao jogo:
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Acumulando sementes
a cada jogada, repete-se a ação de distribuir todas as sementes de uma da casa. O objetivo é fazer a colheita.
O jogador pode retirar e acumular sementes quando ao distribuí-las, alcançar com a última semente, uma casa do adversário que tenha 1 ou 2 sementes.
Nestas situações, o jogador esvazia a casa e colhe todas as sementes, conforme imagem abaixo:
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Na imagem, vemos o jogador distribuir as sete sementes da casa 4, a última semente chegará na casa 11 que por sua vez terá 2 sementes. Como a casa tinha só 1 semente, o jogador poderá retirar e pontuar com estas duas sementes.
Colheita múltipla
Na situação de colheita ou retirada de sementes, todas as casas anteriores que também tiverem 1 ou 2 sementes também serão esvaziadas e colhidas pelo jogador.
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Na imagem, vemos o jogador distribuir as 6 sementes da casa 6, sua última semente será na casa 12. Uma vez que esta tem 2 sementes, ela será esvaziada. Como a casa 11 tem somente 2 sementes no momento, ela será esvaziada também, assim como todas anteriores que tiverem 1 ou 2 sementes.
Krou ou volta completa
No caso de casas com mais do que 11 sementes, quando a semente der a volta completa for semear a casa original, esta deve ser pulada e permanecer vazia.
Dar a comer
Neste jogo, o adversário nunca pode ter fome! Se um dos jogadores não tiver nenhuma semente em suas casas, o adversário deve escolher uma semente de alguma de suas casas e entregar para o adversário.
Fim do jogo
O jogo termina quando nenhum jogador tem sementes suficientes para capturar sementes do adversário. Ganha quem tiver retirado o maior número de sementes.