Em regra de 3 pf.
Um anel contém 15 gramas de ouro 16 quilates. Isso significa que o anel contém
10 g de ouro puro e 5 g de uma liga metálica. Sabe-se que o ouro é considerado
18 quilates se há a proporção de 3 g de ouro puro para 1 g de liga metálica.
Para transformar esse anel de ouro 16 quilates em outro de 18 quilates, é preciso
acrescentar a seguinte quantidade, em gramas, de ouro puro:
Soluções para a tarefa
10g de ouro puro
5g de liga metálica
Para o anel ser de 18 quilates é preciso 3g de ouro puro para cada 1g de liga metálica. Como o anel já possui 5g de liga metálica, vamos determinar por regra de 3 a quantidade de ouro necessária para o anel passar a ser de 18 quilates.
1g de liga metálica ⇒ 3g de ouro puro
5g de liga metálica ⇒ xg de ouro puro
Multiplicando em "cruz", temos que:
1 * x = 3 * 5
x = 15
Portanto, o anel que já possui 5 grama de liga metálica necessita de 15 gamas de ouro puro. Porém o anel já possui 10 gramas de ouro puro, portanto, basta acrescentar apenas 5 gramas de ouro puro para que o anel passe a ser de 18 quolates.
É necessário adicionar 5 gramas de ouro puro.
Esta questão está relacionada com a proporcionalidade entre variáveis. A proporção é um valor referente a razão de dois números. Por isso, a proporção está atrelada a fração, onde temos um numerador e um denominador. Desse modo, temos uma relação de equivalência entre dois valores.
Nesse caso, veja que existe uma relação entre a quantidade de ouro puro e a quantidade de liga metálica. No caso do ouro 18 quilates, essa proporção é de 3:1. Sabendo que a quantidade de liga metálica não será alterada, vamos calcular, por meio de uma regra de três, quantos gramas de ouro puro devem se combinar com 5 gramas de liga metálica.
Sabendo que já existem 10 gramas de ouro puro nesse anel, podemos concluir que devem ser adicionadas 5 gramas de ouro puro.
Mais questões resolvidas em:
https://brainly.com.br/tarefa/18725518
https://brainly.com.br/tarefa/18726144
https://brainly.com.br/tarefa/18726629