Biologia, perguntado por biellcalazans, 1 ano atrás

Em regiões áridas ou semiáridas encontramos as plantas xerófitas, dotadas, por exemplo, das seguintes adaptações: longas raízes, poucas folhas cobertas por espessa camada de uma substância que não permite a passagem de água, poucos estômatos nas folhas. Explique a vantagem que as plantas xerofitas levam a ter essas adaptações

Soluções para a tarefa

Respondido por barezobr
12
Os estômatos servem para que haja troca de gases e transpiração da planta. Quanto menos estômatos, menos água a planta perde para o meio fazendo com que seja muito útil em ambientes com pouca oferta de água Deve-se observar que os estômatos ainda presentes nas xerófitas abrem e fecham mais rapidamente com o mesmo objetivo.
A camada de substância em cima das folhas, em geral, chama-se cutina, e serve para impermeabilizar a folha também com o objetivo de diminuir a perda de água para o meio.
As raízes maiores são capazes de buscar água em lugares mais profundos, como é o caso da Algaroba.
As folhas são bem menores e em pouca quantidade, por vezes, se desenvolvendo em espinhos fazendo com que o caule seja clorofilado.
A presença de parênquimas aquíferos para guarda de água é comum dessas plantas.
Todas essas adaptações levam a planta a ter uma vantagem sobre as outras para sobreviver em áreas com pouca disponibilidade de água, com índices pluviométricos muito baixos.
Perguntas interessantes