"Em Raízes do Brasil, Sérgio Buarque desenvolve, de maneira impressionista, uma série de teses sobre o país, algumas polêmicas e objeto de amplos debates até os dias de hoje [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MUNIAGURRIA, L. A.; ZOREK, B. M. Leitura e Interpretação de Textos Historiográficos. Curitiba: Intersaberes, 2017. p. 134.
Conforme a passagem de texto acima e os conteúdos do livro-base Leitura e interpretação de textos historiográficos sobre Sérgio Buarque de Holanda, assinale a alternativa correta:
A
Sérgio Buarque de Holanda explica a formação nacional a partir do que ele chamava de “modo de produção escravista”.
B
Sérgio Buarque de Holanda foi um importante intelectual brasileiro, em sua principal obra, Raízes do Brasil, desenvolveu o conceito de homem cordial.
C
Para Sérgio Buarque de Holanda, era preciso deixar de lado na análise histórica a influência portuguesa no Brasil e investir somente no estudo das raízes africanas.
D
Em sua obra Raízes do Brasil é perceptível a matriz marxista de Sérgio Buarque de Holanda, pois trabalha com o conceito de modo de produção para pensar o Brasil.
E
Para explicar a formação brasileira, Sérgio Buarque de Holanda foca somente no estudo de nossas raízes indígenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
B) Sérgio Buarque de Holanda foi um importante intelectual brasileiro, em sua principal obra, Raízes do Brasil, desenvolveu o conceito de homem cordial.
Explicação:
A) ele não explica desse jeito nossa origem lusitana.
C) ele usa muito a história em sua análise e, tbm, não excluiu nenhum participante da formação do Brasil.
D) ele é influenciado por Max Weber, não por Karl Marx.
E) novamente, ele não excluiu ninguém.
arthurgba231:
corrigindo-me, Sérgio não considerava os escravos como parte da nação, achava que não tinham papel na formação da sociedade brasileira.
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás