Em química são utilizados alguns modos de representar as unidades formadoras de toda a matéria, ou seja, tudo que existe no universo, das estrelas aos vírus. Então é possível reconhecer um composto químico pelo seu nome comum ou usual, esse que usamos
em nosso cotidiano, como por exemplo a acetona. Contudo, é recomendado que usemos a nomenclatura oficial definida pela IUPAC (União internacional da Química Pura e Aplicada), que é outro modo de reconhecer um composto químico. Além dessas duas formas, é possível reconhecê-los por suas fórmulas estruturais, ou seja, a disposição dos átomos e as suas respectivas ligações. Agora é com você! A partir da nomenclatura oficial IUPAC de 5 alcanos, 5 alcenos, 5 alcinos, 3 cicloalcanos, 2 cicloalcenos e um cicloalcino, da sua escolha, tente fazer as suas estruturas planas e condensadas.
Soluções para a tarefa
Alcanos são compostos formados apenas por ligações simples entre carbonos e entre carbono e hidrogênio. Alcenos são os que possuem uma ligação dupla entre carbonos e alcinos os que possuem uma ligação tripla entre carbonos. Quando o prefixo "ciclo" é utilizado para estes compostos, estes compostos possuem pelo menos uma cadeia cíclica. Quando não é utilizado temos uma cadeia aberta.
Para fazer estas ligações, basta ligar os carbonos com as ligações desejadas e completar as demais ligações com hidrogênios até que cada carbono possua 4 ligações químicas.
Como exemplo de alcano, temos:
CH3-CH2-CH3
Este é um composto que possui apenas ligações simples entre os carbonos e as outras ligações são entre carbono e hidrogênio.
Como exemplos de alceno e alcino, respectivamente, temos:
CH2=CH-CH3
(1 ligação dupla)
CH≡C-CH3
(1 ligação tripla)
Para fazer estruturas planas, você deve desenhar todas as ligações entre carbonos e entre carbonos e hidrogênios. Para as estruturas condensadas, apenas faça linhas das ligações entre carbonos, sem a necessidade de desenhar carbonos ou hidrogênios, e utilizando linhas extras para sinalizar ligações duplas e triplas. Estou colocando exemplo em anexo.