Em que situações utilizamos a ironia como recurso linguístico? Com que objetivos fazemos isto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
quando queremos responder uma pergunta com resposta obvia
Explicação:
Resposta:
Costuma-se usar a linguagem no sentido figurado toda vez que se pretende produzir uma interpretação não-literal, ou toda vez que o objetivo é conferir um sentido menos convencional ao texto. Logo, as figuras de linguagem são o recurso linguístico à disposição dos interlocutores com o intuito de criar esses sentidos. Para expressar um pensamento crítico, por exemplo, ou quando a pretensão é fazer com que uma situação comum se torne engraçada, levando-a até mesmo ao ridículo, o falante pode fazer uso da figura de pensamento denominada ironia.
A ironia é definida como um recurso da linguagem que gera um efeito de sentido contrário ao significado da palavra e/ou expressões utiliza no contexto com a finalidade de criticar ou ridicularizar o elemento (ou realidade) em questão. Dessa forma, faz-se a escolha de um termo assertivamente com o objetivo de denotar justamente o contrário do que ele significa.
As figuras de pensamento são aquelas que nos possibilitam realizar alterações no campo semântico, ou seja, na significação das palavras, gerando novos sentidos. Isso significa que ao se valer de uma figura de pensamento, acrescenta-se aos termos da oração mais informações do que eles poderiam conotar em outros contextos de produção. Isso exige do leitor acessar mecanismos lingüísticos e extralingüísticos para construir a compreensão da linguagem figurada.
Explicação:
espero ter ajudado :)