Em que situação a reciprocidade pacífica entre indígenas e europeus terminava?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dependentes da cultura e saberes indígenas, os colonos deles se apropriaram. Ocorreu entre brancos e índios um jogo de trocas e reciprocidades. Os nativos acabaram se inserindo na eco nomia colonial como produtores de excedentes para trocas. Seus grupos passaram a depender de produtos manufaturados: anzóis, machados, armas. Em resposta, ofereciam suas mulheres, alimentos e produtos tropicais como formas de inserção numa sociedade nascente. Mas ai des tes se resistissem ao projeto de colonização. Eram massacrados.
A reciprocidade pacífica entre indígenas e europeus terminava quando os segundos exploravam os primeiros, solicitando sua mão-de-obra de modo forçado e os chantageando quanto à execução do trabalho.
As relações pacíficas entre indígenas e europeus
É registrado em literaturas informativas, como o quinhentismo, que os europeus foram bem recepcionados pelos indígenas ao início da colonização, fosse na região da América Portuguesa ou Espanhola, onde os grupos, apesar de receosos, eram educados e curiosos para entender um pouco mais sobre os recém-chegados.
No entanto, essa relação mudaria de forma quando os europeus enfim mostravam suas verdadeiras intenções exploratórias que contavam com o apoio trabalhista indígena para serem concretizadas.
Mais sobre as relações violentas durante a colonização da América: brainly.com.br/tarefa/44819657
#SPJ2