Em que sentido o autor afirma que a vida é essencialmente opressão e exploração ? Você concorda ou discorda de Nietzsche? Justifique
Soluções para a tarefa
Antes de mais nada, é preciso mencionar que Nietzsche é conhecido como um filósofo niilista, ou seja, pessimista.
Ele acreditava na Teoria Evolucionista proposta por Charles Darwin, por isso afirma que é natural ao homem se adaptar e evoluir; e nesse processo a busca pelo poder e domínio é inevitável.
Quando Nietzsche afirma que a vida é em parte opressão e exploração, está dizendo que os mais fortes irão impor suas vontades sob os mais fracos, que são a maioria.
Por isso ele afirma "a vida mesma é essencialmente apropriação, ofensa, sujeição do estranho e mais fraco, opressão, dureza, imposição de formas próprias, incorporação e, no mínimo e mais comedido, exploração" (NIETZSCHE, 2005, p. 155).
Ele está dizendo que o mais forte sempre irá influenciar e oprimir o mais fraco, e portanto, a exploração é inevitável.
Agora cabe a você analisar o mundo e a sociedade e dizer se concorda ou discorda com o que ele nos diz.
Espero ter ajudado!
Confira Além do Bem e do Mal, aforismo 259, no qual ele afirma que "a vida mesma é essencialmente apropriação, ofensa, sujeição do que é estranho e mais fraco, opressão, dureza, imposição de formas próprias, incorporação e, no mínimo e mais comedido, exploração". Se possível, também o aforismo 258, que o introduz. Uma das teses centrais do pensamento de Nietzsche é a de que a vida é fundamentalmente vontade de poder, e isto indica uma relação entre os seres vivos tal como descrito neste aforismo - sujeição, incorporação, exploração, etc. .. E Nietzsche de modo nenhum é pessimista, como indicou o colega da resposta anterior - basta conferir suas críticas a Schopenhauer (dá um Google "Nietzsche contra Schopenhauer" e você poderá observar isto bem claramente).