História, perguntado por Alisenna34, 3 meses atrás

em que sentido a posição geográfica de saubara era vista como necessária na resistência contra os portugueses?​
ajuda pfvr !!!

Soluções para a tarefa

Respondido por lally38
0

Resposta:

Espero ter te ajudado

Explicação:

Saubara é um município que constitui a região do Recôncavo baiano, à 20km de Santo Amaro da Purificação, 98km da capital Salvador e 38km de distância marítima pela Baía de Todos os Santos. A História deste lugar remonta um tempo antes mesmo da colonização portuguesa. Era uma terra habitada por indígenas tupis, de onde deriva seu nome que vem de saúvas.

Sua emancipação em 13 de junho de 1989 simboliza as aspirações e o desejo de liberdade de homens e mulheres saubarenses. Sua história é um emaranhado de lutas sociais, sendo uma das mais importantes as guerras pela independência política do Brasil em 1822 e 1823. O Brasil lutava contra os lusitanos para ganhar autonomia política e econômica, um cenário de revoltas armadas se estendia nessa região e Saubara era o entreposto para o Rio Paraguaçu, onde defendia com fulgor o acesso para as demais cidades. Era o caminho que permitia o diálogo com outras cidades, além de abrigo dos soldados nativos.

Mas não foi somente as armas de fogo que estavam no jogo da independência brasileira, as estratégias de mulheres nativas também trouxeram a liberdade. As Caretas do Mingau foi uma estratégia de guerra onde mulheres saíam pela escuridão da madrugada, cobertas com panos brancos carregando panelas, assombrando os soldados portugueses. Era uma forma de despistar os soldados e levar além de comidas, armas e informações para os refugiados que se escondidos nas matas. Hoje se transforma em manifestação cultural pelas ruas da cidade recordando a contribuição brava dessas mulheres.

Revela-se nesse sentido, um povo articulador, de extrema inteligência, e desejos de uma liberdade que vai além dos limites físicos. É uma liberdade que transcende a existência humana.

A emancipação de Saubara em 13 de junho de 1989 é uma continuidade desse histórico de lutas pela liberdade, entendo como emancipação Saubara não se separa de Santo Amaro, ela fortalece e enriquece o território do Recôncavo baiano.

Perguntas interessantes