Em que sentido a obra Guernica de Pablo picasso explica o totalitarismo?fale sobre isso mostrando suas caracteristicas
Soluções para a tarefa
Guernica era uma cidade na região basca, na Espanha, escolhida como palco para experimentações envolvendo bombardeios aéreos.
O bombardeio ocorreu em 26 de abril de 1937, ainda no início da Segunda Guerra Mundial, foi ordenado pelo militar e ditador Francisco Franco, que liberou as forças aéreas alemãs e italianas (também comandadas por ditadores) para que fizessem seu teste em Guernica.
Na época, o governo basco relatou que cerca de 1600 civis foram mortos no bombardeio. A cidade era um ponto de resistência dos republicanos contra o governo nacionalista de Franco.
O artista espanhol Pablo Picasso, exilado na França, indignado com o acontecimento, que havia sido notícia ao redor do mundo, resolveu pintar uma tela que demonstrasse seu horror, não apenas do bombardeio de inocentes, mas também do militarismo que tomado seu país natal.
Assim, a tela Guernica representa morte, dor e caos, causados pela guerra, pelo militarismo de governos totalitários como o de Franco, responsável pelo bombardeio.
Picasso não buscava apresentar um simbolismo muito complexo com essa pintura, querendo apenas mostrar as coisas como elas eram, ou seja, o caráter brutal da guerra promovida por ditadores contra inocentes.