Filosofia, perguntado por maurond2010M, 1 ano atrás

Em que sentido a metafísica aristotélica critica a teoria das ideias de Platão?

Soluções para a tarefa

Respondido por ednaldodossant
4
Aristóteles, discorda das concepções platônicas ao afirmar a existência de um bem universal, único, independente e sendo causa final não pode ser considerado como um princípio transcendental, conforme afirmara Platão. 

Ao colocar o bem como uma finalidade das nossas ações, conclui que ele só pode acontecer quando refletir uma felicidade, uma suficiência desejada por si mesmo, em que honra, prazer, inteligência e virtudes são buscadas. 

Para ele a natureza da alma e dotada de razão e irracionalidade. Quando irracional pode ser vegetativa (presente em todos os seres vivos) e apetitiva, a dos homens que ouve e deixa-se persuadir por seus argumentos. 

A virtude, torna o homem diferente dessas duas categorias, mas que também se subdivide em duas vertentes: as virtudes intelectuais (sabedoria/inteligência/prudência) e as virtudes morais, e aqui jaz a diferença do pensamento platônico. 
Enquato Platão vê a virtude moral como um conhecimento teórico adquirido dentro da atividade intelectual, Aristoteles, por sua vez, considera-a como uma disposição da alma e forçada pelo seu exercício. Portanto precisa do hábito: “a natureza nos dá a capacidade de recebê-la, e o hábito a amadurece.”
Perguntas interessantes