Em que sentido a metafísica aristotélica critica a teoria das ideias de Platão?
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Aristóteles, discorda das concepções platônicas ao afirmar a existência de um bem universal, único, independente e sendo causa final não pode ser considerado como um princípio transcendental, conforme afirmara Platão.
Ao colocar o bem como uma finalidade das nossas ações, conclui que ele só pode acontecer quando refletir uma felicidade, uma suficiência desejada por si mesmo, em que honra, prazer, inteligência e virtudes são buscadas.
Para ele a natureza da alma e dotada de razão e irracionalidade. Quando irracional pode ser vegetativa (presente em todos os seres vivos) e apetitiva, a dos homens que ouve e deixa-se persuadir por seus argumentos.
A virtude, torna o homem diferente dessas duas categorias, mas que também se subdivide em duas vertentes: as virtudes intelectuais (sabedoria/inteligência/prudência) e as virtudes morais, e aqui jaz a diferença do pensamento platônico.
Enquato Platão vê a virtude moral como um conhecimento teórico adquirido dentro da atividade intelectual, Aristoteles, por sua vez, considera-a como uma disposição da alma e forçada pelo seu exercício. Portanto precisa do hábito: “a natureza nos dá a capacidade de recebê-la, e o hábito a amadurece.”
Ao colocar o bem como uma finalidade das nossas ações, conclui que ele só pode acontecer quando refletir uma felicidade, uma suficiência desejada por si mesmo, em que honra, prazer, inteligência e virtudes são buscadas.
Para ele a natureza da alma e dotada de razão e irracionalidade. Quando irracional pode ser vegetativa (presente em todos os seres vivos) e apetitiva, a dos homens que ouve e deixa-se persuadir por seus argumentos.
A virtude, torna o homem diferente dessas duas categorias, mas que também se subdivide em duas vertentes: as virtudes intelectuais (sabedoria/inteligência/prudência) e as virtudes morais, e aqui jaz a diferença do pensamento platônico.
Enquato Platão vê a virtude moral como um conhecimento teórico adquirido dentro da atividade intelectual, Aristoteles, por sua vez, considera-a como uma disposição da alma e forçada pelo seu exercício. Portanto precisa do hábito: “a natureza nos dá a capacidade de recebê-la, e o hábito a amadurece.”
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