em que se fundamenta a teoria que afirma não ser trata de peste de atenas mas de febre de tifeoide
Soluções para a tarefa
Resposta:A peste de Atenas tornou-se célebre mais por sua descrição empreendida por Tucídides do que por seu reflexo nos destinos da cidade. O peso simbólico do evento tem seus significados radicados na crise política que Atenas enfrentou, graças tanto ao assédio dos lacedemônios quanto ao questionamento acerca do desempenho de suas instituições. A crise institucional tem manifestações plurais, mas está sobretudo calcada na etiologia que advém da oscilação axiológica do princípio do medèn ágan, do "nada em excesso". Tal princípio afinava-se com os postulados da medicina hipocrática, que, na obra de Tucídides, é utilizada tanto na afirmação desse princípio como valor, quanto no que se chamou, na dissertação, de "método hipocrático". A dissertação, portanto, procura assinalar essas duas vias de influência da medicina sobre o olhar que Tucídides lança sobre a pólis ateniense.
Espero ajudar ☺
- A peste de Atenas tornou-se célebre mais por sua descrição empreendida por Tucídides do que por seu reflexo nos destinos da cidade.
- O peso simbólico do evento tem seus significados radicados na crise política que Atenas enfrentou, graças tanto ao assédio dos lacedemônios quanto ao questionamento acerca do desempenho de suas instituições.
- A crise institucional tem manifestações plurais, mas está sobretudo calcada na etiologia que advém da oscilação axiológica do princípio do medèn ágan, do "nada em excesso".
- Tal princípio afinava-se com os postulados da medicina hipocrática, que, na obra de Tucídides, é utilizada tanto na afirmação desse princípio como valor, quanto no que se chamou, na dissertação, de "método hipocrático".
- A dissertação, portanto, procura assinalar essas duas vias de influência da medicina sobre o olhar que Tucídides lança sobre a pólis ateniense.