em que porções da África destacam-se as ajudas humanitárias
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os desastres naturais, as crises económicas e sociais, as guerras e os conflitos, as grandes epidemias, geram no mundo a necessidade crescente de ação humanitária.
Cada vez mais tal envolve operações complexas, em ambientes desafiantes. As necessidades identificadas ao nível das populações e infraestruturas afetadas são multidimensionais e representam sérios desafios ao nível da formulação das políticas, programas e projetos, bem como da sua implementação, da mobilização de recursos e da coordenação de esforços entre os vários stakeholders. Proporcionar respostas humanitárias efetivas envolve cada vez mais a profissionalização dos seus agentes, sendo crescente a procura por profissionais com capacidades técnicas e reflexivas em ação humanitária. O ISCTE-IUL está empenhado em desenvolver uma oferta formativa de alto nível apostada em dotar os estudantes de conhecimento, competências e aptidões que lhes permitam fazer a diferença nesta área de intervenção. Deste modo, em 2019/2020 oferece uma pós-graduação em Ação Humanitária, em paralelo com o Ciclo Internacional de Conferências em Ação Humanitária, prevendo-se ainda o desenvolvimento de outras iniciativas ao nível formativo e da investigação no ISCTE-IUL.
A Pós-Graduação em Ação Humanitária envolve ativamente as áreas de saber das quatro Escolas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, e pretende oferecer uma visão integradora dos desafios que se colocam à Ação Humanitária no século XXI. Permite aos estudantes encontrar soluções que resultem de uma reflexão integrada de Ciências Sociais, Políticas Públicas, Tecnologia e Gestão.
A pós-graduação é constituída por um conjunto de unidades curriculares fundamentais, que permitem o cumprimento dos seus objetivos. Para além disso, através de unidades curriculares optativas, os estudantes poderem aprofundar conhecimentos em áreas específicas da ação humanitária, personalizando o programa às suas necessidades.