Sociologia, perguntado por juuhnistaynet, 1 ano atrás

em que podemos perceber as manifestações da religiosidade do povo brasileiro? heeelllpppp :)

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Respondido por maribarros1233
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Ocorre meu amigo, que nem sempre o Brasil teve uma administraçao publica que cobrisse o vasto territorio brasileiro. 
Assim coube a iniciativa privada e organizaçoes religiosas a construçao e manutençao de locais publicos essenciais para a administraçao do bem comum (escolas, hospitais, cartorio de registros, etc). Como o Brasil tem sido eminentemente Catolico desde o imperio (quando o catolicismo era unica religiao oficial), mesmo quando um predio publico era fundado com recursos da iniciativa privada, esses cidadaos procuravam manifestar sua religiosidade (que tambem exprime seus valores sociais) nessas construções. E até hoje, praticamente nao há religiao no Brasil que fique constrangida com a CRUZ (evangelicos, espiritas, umbandistas, sincreticos em geral, agnosticos... nenhum grupo religioso no Brasil demosntra aversao a esse simbolo católico... nem mesmo os ateus). 

Para se ter uma ideia, basta lembrar que até hoje, a esmagadora maioria dos hospitais e escolas estao ligados a Igreja Catolica: as Santa Casa de Misericirdia (há pelo menos uma em cada grande metropole brasileira), As escolas fundadas por congregaçoes catolicas (Maristas, Franciscanos, Jesuitas, Joseinas, etc) que compoe a maioria das escolas particulares existentes no Brasil... 
Além do mais, mesmo apos a republica, a Igreja ainda ficou encarregada (incumbencia que era sua no tempo do Imperio) dos registros de nascimento, casamento e obito... e ainda, em muitas cidades até o cartorio da Junta Comenrcial funcionava em predios sob os cuidados da Igreja (inclusive o termo 'paroquia' era usado para definir as 'praças de comercio', hoje definidas por convençoes bancárias). 

Mesmo quando da massiva urbanização do Brasil (exodo rural dos anos 70 e 80), e a consequente manutençao da administração publica (realmente e massivamente) desvinculada da Igreja, por questao de tradição, manteve-se a fixaçao de crucifixos (bem como dizeres cristaos) em locais publicos. 

E mesmo porque, nao há Lei que proiba a manifestaçao religiosa ("condizente") em local de trabalho, seja publico ou privado. Hoje em dia, podemos entrar num cartorio publico (por exemplo) e ver incensos em estatuas budistas, pedras 'energizantes' espalhadas aqui e ali, imagens de Santos Catolicos, etc... bem como o tradicional e costumeiro crucifixo. 
E ninguem fica constrangido com essas coisas (simbolos materiais de expressao de fé), justamente por estarmos em um pais laico e multicultural. 

'Graças a Deus', o que nao se tolera no Brasil, é a intolerancia religiosa. 

Entao, os ambientes publicos só deveriam ser neutros, se no Brasil fosse proibida a manifestaçao religiosa. A neutralidade é exigencia de lugares onde a expressao religiosa ou cultural é proibida. 
Algo do tipo ocorreu nos paises da ex-Uniao Sovietica, nos quais era terminantemente proibida qualquer manifestaçao religiosa (como todos os lugares eram considerados 'publicos', entao em nenhum lugar poderia expor simbolos religiosos), inclusive com o fechamento de locais de culto e perseguiçao de reunioes para esse fim (não a toa a Igreja acabou historicamente nao apoiando a Revoluçao Socialista). 

OBS: Muitos nao percebem, mas nos predios publicos há mais simbolos 'pagaos' (estranhos ao constume popular e a identidade do povo) do que simbolos "cristaos" (ou espiritas, umbandistas, ou de qualquer uma das religioes mais praticadas no Brasil). Por exemplo, em quase todos os Tribunais de Justiça dos Estados e na frente do STJ há uma estátua de Themis a deusa grega da justiça (geralmente com a venda nos olhos, a espada e/ou a balança nas maos). Ora, entre ter um simbolo que nao expressa as caracteristicas da identidade do povo (nenhum brasileiro cre na deusa Themis, ou mesmo em algum deus do Olimpo) e ter um simbolo que expresse uma caracteristica (e muito forte) do povo (a religiosidade pelo cristianismo ou afins), prefiro entao um simbolo que nos lebre que aquela repartiçao publica é brasileira (e não grega!!!!). 
Outro exemplo de simbolos em predios publicos é o legado Maçonico. Há varios predios publicos em cuja fachada podemos encontrar simbolos maçonicos... ora, mesmo que existam muitos maçons na administração publica brasileira, mesmo que a maçonaria seja responsavel pela propria construçao da Republica, a maioria dos brasileiros nao é maçon, e portanto esses simbolos nao expressam a identidade nacional brasileira tao bem quanto um crucifixo o faria... 



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