em que período e local aconteceu a Revolta Contra o Censo Geral do Império e o Registro Civil de Nascimentos e Óbitos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os incidentes foram provocados por dois decretos imperiais, de junho de 1851, o 797 e o 798, cujo propósito era instituir o Registro Civil dos Nascimentos e Óbitos. O primeiro decreto estabelecia o Censo Geral do Império, logo após a divulgação em editais em jornais ou a afixação em igrejas matrizes. O 798 obrigava todo brasileiro a se apresentar nas paróquias e à frente de juízes de paz das diferentes localidades, para fornecer os dados pessoais, data e local de nascimento, filiação, estado civil e cor da pele. A real intenção do Estado era colher dados para calcular a população, com o objetivo de sistematizar o recrutamento de homens para o serviço militar.
Espero ter ajudado.
A revolta contra o Censo Geral do império aconteceu no Nordeste no ano de 1851, nos Estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba.
A revolta foi encabeçada pelas pessoas livres e pobres, que temiam serem escravizadas. Em 1850 devido às pressões Inglesas, o Brasil suspende o tráfico de escravos africanos, então as pessoas pobres temendo serem escravizadas cercaram departamentos públicos e queimaram documentos oficiais.
A preocupação das pessoas eram legítimas, pois o Brasil passava por uma questão central: Se a tráfico de escravos acabassem, quem iria trabalhar nas fazendas?
Por outro lado, o império queria obter um dado estatístico da realidade brasileira.
Para saber mais sobre o Brasil império, clique aqui https://brainly.com.br/tarefa/19649584