Em que parte do corpo humano que o coronavirus ataca
Soluções para a tarefa
"Para cerca de 80 mil pessoas em todo o mundo (mais de 600 apenas no Brasil), a Covid-19 venceu a batalha contra as células de defesa e transformou doentes em vítimas fatais. Antes de entender por que alguns pacientes estão em maior risco, e como aprimorar a defesa, é preciso conhecer as "táticas" do vírus na hora de atacar o corpo humano.
Embora seja uma doença nova, descoberta em dezembro de 2019 na China, a família do vírus causador da Covid-19, os coronavírus, são velhos conhecidos dos médicos. A diferença é que o novo coronavírus, ou o SARS-Cov-2, como foi nomeado, tem uma capacidade de transmissibilidade muito significativa, sendo capaz de infectar mais facilmente e um número maior de pessoas.
Cada pessoa infectada pelo vírus da gripe A, o H1N1, é capaz de contaminar outras 1,5. No caso da Covid-19, cada pessoa repassa o vírus a outras 2,75. A título de comparação, o vírus do sarampo é repassado a outras 15 pessoas, em média, de acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Infectologia.
Sequestro das células
Apesar dessa diferença de transmissão, quando o coronavírus entra pelas vias do nariz, boca e olhos da pessoa, o ataque é basicamente igual a de qualquer outro vírus: "sequestrando" as células do hospedeiro. A descoberta de como o vírus se infiltrava no corpo humano foi feita no início de março, por pesquisadores chineses.
Para entrar nas células do corpo humano, o vírus se liga a um receptor enzimático, o ACE 2 (ou enzima conversora de angiotensina 2, ECA-2, em português), presente na membrana celular e, ao fundir a própria membrana com a da célula, "joga" para dentro a sua carga genética. Ali estão todas as informações necessárias para que possa se reproduzir.