em que os republicanos divergiam?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O único ponto em que convergiam era na instituição da República, em todo o resto divergiam.
Explicação:
As divergências começaram pelos motivos que os atraíam para o Partido Republicano. Além daqueles que sonhavam com a República, porque a França era uma República ou porque Augusto Comte a considerava como uma forma de governo superior à Monarquia, havia os que eram republicanos porque todas as nações da América o eram.
Havia os que eram simplesmente contra o Terceiro Reinado, porque o Conde D´Eu era estrangeiro, ou porque a Princesa Isabel era demasiado clerical.
Também havia divergências quanto à forma de atingir a República: uns do tipo revolucionário; havia os evolucionistas, que constituíam a maioria, entre os quais havia também muitos positivistas, sendo que os evolucionistas pretendiam atingir a República com o tempo e por via legal.
No que diz respeito ao problema da escravidão: os da Província do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba na Província de Minas Gerais eram escravocratas; os do Município Neutro do Rio de Janeiro, do oeste da Província de São Paulo (nova zona da cafeicultura, onde o trabalho assalariado representado pelos imigrantes já fazia sentir a força das relações capitalistas de produção) e do resto do país, eram via de regra, abolicionistas.