Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

em que os moradores do quilombo sacopã trabalham?

Soluções para a tarefa

Respondido por JulianaZ66
7
Não se diz exatamente onde os moradores trabalham, mas falam sobre samba, pagode... e que alguns eram cantores.
Reconhecimento quilombola 
O samba, por sinal, foi o responsável pelo reconhecimento da família como comunidade quilombola. Luis conta que a mãe, dona Eva, era uma exímia cantora e compositora. Acompanhada do marido, Manoel Pinto, que tocava cavaquinho, ela começou uma roda de samba e pagode que atravessou décadas como referência do gênero na zona sul. “Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Arlindo Cruz... Todo mundo tocava aqui”, orgulha-se.

O pagode do Sacopã, como ficou conhecido, ganhou força, sendo por muito tempo a principal fonte de renda da família, descendente de escravos que fugiram de Macaé no final do século XIX, instalando-se no vizinho morro dos Cabritos. Virou até bloco de Carnaval - a Rola Preguiçosa -, que desce a rua em toda festa do Momo desde 1993.


Usuário anônimo: eu cansei de procurar
Usuário anônimo: pesquisei em muitos sites
JulianaZ66: Achei aqui
JulianaZ66: O povo do quilombo é um povo alegre, que gosta de música e de dança. O canto está sempre presente em seu cotidiano e nas festas. Entre os quilombolas há um grande número de cantores e compositores, que relatam em suas músicas a vida, a luta e a esperança de seu povo.
JulianaZ66: Entre as danças consideradas pelos quilombolas como parte de sua tradição estão o lundum, a valsa e a mazurca. O violino é o instrumento que acompanha tais danças. Outra tradição é a da desfeiteira. Os vários casais vão dançando pelo salão e, quando a música pára, um dos casais deve recitar um verso. Assim segue até que todos tenham recitado.
Usuário anônimo: obrigada <3
JulianaZ66: Mas não apenas as músicas tradicionais fazem parte do repertório quilombola. Como bons paraenses, eles são grandes apreciadores da música “brega”, que anima os bailes dançantes nas comunidades até o amanhecer. Nestas festas, são tocadas as músicas do momento por bandas da região. Os jovens do Erepecuru formaram o grupo "Encanto do Quilombo" que já ganhou fama em Oriximiná. 
JulianaZ66: Além das festas, o lazer dos quilombolas inclui também o futebol, praticado tanto por homens quanto por mulheres. Em todas as comunidades existe um campo para a prática do esporte. Durante o ano são realizados diversos torneios, nos quais competem equipes de diversas comunidades do município, formadas por quilombolas e não-quilombolas.
JulianaZ66: Outros divertimentos são o dominó, a televisão (nas comunidades que possuem gerador), a roda de conversas, de piadas e de cantorias. Há sempre uma história para contar e lembrar em meio a muito riso.
JulianaZ66: Só achei isso, meio difícil achar algo sobre eles, mas isso deve dar também
Perguntas interessantes