Em que o conteúdo do vídeo e do texto, são semelhantes? Verifique quais os aspectos que os aproximam, ou seja, o que os autores concordam ao expressarem suas ideias. A inclusão para ser verdadeiramente vivida precisa ser desencadeada por meio de três grandes movimentos: Quais são eles? Explique cada um. Quais as condições previas para a inclusão. Cite pelo menos três características da inclusão e discorra rapidamente sobre cada uma delas.
Soluções para a tarefa
Os professores devem entender que o fracasso e o sucesso dependem muito de uma inclusão feita de maneira adequada, utilizando de recursos adaptados, que abranja a todos em sala de aula, fazendo com que haja uma interação, integração e socialização diária. E enaltecer a evolução, comportamento e estipular limites, para que do aluno não tenha a autoestima afetada. Dessa maneira, favorecendo a evolução do aluno dentro e fora do ambiente escolar, encorajando nas dificuldades e desenvolvendo os processos de ensino aprendizagem e valores.
Todavia, que a educação inclusiva priorize o respeito, acolhimento, diversidade, para promover a autonomia do aluno.
Entretanto, a inclusão para ser verdadeiramente vivida precisa ser desencadeada por meio de três grandes movimentos: Estar, pertencer, aprender ou seja, Estar: enquadrar no ambiente escolar; Pertencer: cumprir o conjunto escolar com a mediação educativa; Aprender: ao estar e pertencer faz com que aprenda no ambiente escolar.
Portanto, a dificuldade, transtorno ou deficiência são condições previas para a inclusão. E as características são: Dificuldade: leitura com pouca fluência, boa compreensão auditiva com contagem e recontagem dos fatos com os detalhes, estrutura texto, não utiliza sinais de pontuações e apresenta erros ortográficos. Transtorno: atraso de linguagem, falta de organização na estrutura do texto, dificuldade em ficar atento durante a instrução para a execução de atividades. Deficiência: problemas na gestação, demora na fala com trocas de letras, bloqueio para aprender o nome das letras, palavras e seus correspondentes sons.
A similitude do texto e vídeo no contexto inclusivo relata pontos evidentes na didática voltada para educação inclusiva e instrutiva em total interação com escola aluno e professor, também enfoca os desafios encontrados no desenvolvimento e elaboração da metodologia inclusiva.
Tanto no texto [1] como no vídeo no relato da doutora em psicologia[2] Suely França destacam e elucidam as diferenças entre ‘’inclusão e integração’’, que não basta levar e sim inserir totalmente todas as pessoas com quaisquer deficiência física ou não, valorizando as qualidades individuais, tendo a escola a se adaptar as necessidades desse aluno. Destaca-se a necessidade de uma didática instrutiva e adequada para o processo de desenvolvimento intelectual e social preparando para o desenvolvimento atual e futuro, pois se prepara na educação infantil e se aperfeiçoa até o fim do ensino médio
Dessa maneira a inclusão se dá através de movimentos que devem ser a base para o processo de concepção sendo o ESTAR, PERTENCER e APRENDER. O aluno precisa ESTAR no conjunto escolar fazendo parte de sua totalidade, partindo princípio de poder frequentar uma escola regular de ensino, deve PERTENCER estar inteiramente e incondicionalmente inserido na conjunção da escola se necessárias interferências no processo educativo para que o aluno esteja na verdade integrado, para que então possa APRENDER em ambientes educacional flexível, visando a processo de ensino-aprendizagem do aluno, adaptável para atender suas necessidades atingindo seu potencial.
Para que isso ocorra são necessários requisitos básicos para viabilização do processo inclusivo que são elas:
- Preparar a sociedade para compreender e adotar o princípio da escola inclusiva.
- Preparar o mundo do trabalho público e privado para receber as pessoas quando saírem da escola.
- Escola inclusiva tem função de instituição de ensino e não de apoio social.
- Ampliaram-se os limites da educação da criança com dificuldades de aprendizagem mais ou menos severas, ao incorporá-las ao sistema regular de ensino.
Assim citamos 3 características na inclusão
- Se exclui discriminação em relação a qualquer diferença ou incapacidade.
- Acessibilidade a todos estudantes sem exceção com currículo adaptado a idade capacidade.
- Priorizando o respeito pela particularidade das pessoas e se ritmo em aprender, tendo flexibilidade no processo de ensino aprendizagem.
Dessa forma a escola deve produzir recursos didáticos construtivos voltados a educação acessível para total participação dos alunos e valorizando individualidade e respeitando limitações, devendo estar preparada a receber alunos independente de suas necessidades e diferenças, assim estarão mais incluídos no espaço escolar em sua totalidade.