Pedagogia, perguntado por lilifdsp5oxd8, 1 ano atrás

Em que momento da história da escola o método simultâneo começa a vigorar na legislação do ensino primário?

a-O método simultâneo sempre existiu. Com o desenvolvimento da escola moderna houve a expansão desse método.


b-A partir da década de 1870, há a indicação legal para que os professores ensinassem pelo método simultâneo, ainda que em espaços não construídos para ser escola, devendo ministrar os mesmos conteúdos para um grupo de alunos com nível de conhecimento semelhante.


c-Nenhuma das alternativas acima está correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por MarciaAguilar
3
Olá!

Apesar de haver relatos do uso do método de ensino simultâneo desde o início do Século XIX, foi o Decreto 1.331‐A de 17/02/1854 (Art. 73º) que regulamentou a reforma do ensino primário e secundário no Município da Corte, estabelecendo o ensino simultâneo como oficial, o que orientou as mudanças em todas as Províncias. Tal Decreto ficou popularmente conhecido como Reforma Couto Ferraz.

Com o Regulamento de 08/04/1857 (Art. 8º e 10º) foram estabelecidas orientações gerais para as escolas de nível primário. Dentre elas, ficava estabelecido o ensino simultâneo por classes, sendo que o professor deveria nomear monitores dentre os alunos da última classe.

Ao analisar as afirmações, observamos que a alternativa a é falsa, pois não foi sempre que o ensino simultâneo existiu. A alternativa b também é falsa, pois a indicação legal para o ensino simultâneo é anterior à década de 1870.

Portanto, a alternativa correta é a c-Nenhuma das alternativas acima está correta.

Espero ter ajudado!
Respondido por marciatortola
0

Resposta: Alternativa C

Perguntas interessantes