Filosofia, perguntado por chirinnnnnn, 8 meses atrás

Em que momento a cultura se tornou sinonimo de historia ?

Soluções para a tarefa

Respondido por kaykyo492
2

Resposta:

primeira natureza, isto é, uma natureza adquirida, que melhora, aperfeiçoa e desenvolve a natureza inata de cada um. No segundo sentido, isto é, naquele formulado a partir do século XVIII, tem início a separação e, posteriormente, a oposição entre Natureza e Cultura. ... Agora, Cultura torna-se sinônimo de História.

Explicação:

me dá melhor resposta por favor:)

Respondido por ribeiroamandads
0

Resposta:

  • A partir do século XVIII, a palavra cultura passou a significar os resultados e as consequências daquela formação ou educação dos seres humanos, expressos em obras, feitos, ações e instituições sociais e políticas. Passou-se a considerar que a cultura são os costumes, as técnicas e os ofícios, as artes, a religião, as ciências, a filosofia, a vida moral e a vida política. Tornou-se, assim, sinônimo de civilização porque os pensadores julgavam que os resultados da formação-educação se manifestavam com maior clareza e nitidez nas formas de organização da vida social e política ou na vida civil.

  • O surgimento desse significado de cultura deu início à separação e à posterior oposição entre natureza e cultura. Os pensadores passaram a considerar que havia uma diferença essencial entre o ser humano e a natureza. Operando por leis necessárias de causa e efeito, a natureza seria o lugar da necessidade causal ou das séries ordenadas de causas e efeitos que operam por si mesmos em todo tempo e espaço. Ao contrário, o ser humano seria dotado de vontade livre e razão, agindo de acordo com valores e fins estabelecidos por ele próprio. Nesse sentido, a cultura seria aquilo que é instituído pela ação dos seres humanos, que agem escolhendo livremente seus atos, dando a eles sentido, finalidade e valor porque instituem distinções entre bom e mau, verdadeiro e falso, útil e nocivo, justo e injusto, belo e feio, legítimo e ilegítimo, possível e impossível, sagrado e profano.

  • À medida que este segundo sentido de cultura prevaleceu, essa palavra passou a significar não apenas civilização, mas também a relação que os seres humanos socialmente organizados estabelecem com o tempo, com o espaço, com os outros seres humanos e com a natureza. Gradualmente, cultura tornou-se sinônimo de história, entendida como ação humana transformadora da realidade.
Perguntas interessantes