Em que medida os direitos negligenciados dos cidadãos e a falta de perspectiva ou desesperança por melhor condições de vida, acirram ainda mais as desigualdades?
Se apenas a conquista de direitos fosse suficiente, porque os determinantes da Constitução Federal de 1988, apelidada de "Constituição Cidadã", não chegam a ser cumpridos?
Como essa situação fere os Estados Democráticos de direi
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existe uma máxima em que diz: O pior cego é aquele que não enxergar.
Explicação:
Por causa da nossa "cegueira social" somos explorados como nação por uma elite descompromissada que não se atormenta ou se apavora com a pobreza, a miséria e as desigualdades que ameaçam o nosso social.
Quando permitimos que as escamas do comodismo fixam em nossos olhos, aceitamos calados a falta de interesses por parte de nossos governantes. Assim, o que nos é assegurados por lei que deveriam esta em vigor; não são visibilizados pelos órgãos competentes e tão pouco evidenciado.
O estado democrático de direito é ferido á partir do momento em que os chamados "direito" não são respeitado pelos órgãos competentes.
A negligência quantos as prestações positivas (direitos sociais) por parte do Estado é um problema que envolve vários aspectos da sociedade. Com isso o Estado não consegue efetivar todos os direitos, em muitos casos, nem sequer garante o mínimo existencial (núcleo básico de direitos que não podem se afastar da sociedade), assim a população acaba ficando desassistida, o dano colateral disso é a marginalização de muitos em busca de condições de vida melhor.
Dessa maneira a criminalização cresce e o abismo das desigualdades fica ainda maior. A solução desse problema plural consiste em uma reestruturação geral do Estado, algo que leva tempo. Investimento em educação, reformas que viabilizem o crescimento da iniciativa privada, mecanismos de controle e eficiência para com a administração pública.
aprenda mais sobre direitos sociais: https://brainly.com.br/tarefa/10613846