Filosofia, perguntado por JaineRiosVenancio, 1 ano atrás

Em que medida o senso comum faz parte do pensamento filosófico?

Soluções para a tarefa

Respondido por maraamaral358
1
É desejo da Filosofia que suas máximas sejam senso comum, mas que se tornem práxis por causa dela.
O que isto significa? Senso comum é um conhecimento compartilhado por todos gerando um acordo. Ex: todos concordam que o diálogo é o melhor caminho para se chegar a uma ação. Este é um famoso método em Filosofia. Do mesmo modo é comum saber que devemos lavar as mãos antes das refeições! Antes da Medicina provar essa necessidade...não se lavava as mãos para comer.
Então, esses conhecimentos se tornaram tão comuns que instauraram uma prática ( práxis).
Mas, há uma situação do senso comum que não ajuda as pessoas a se desenvolverem, antes porém, as detém numa alienação: é o fato de deixar que outros pensem por você.
Quando você permite que alguém (ou a mídia, ou o governo, ou grupos corporativos/ religiosos etc) te instrua no que pensar ou fazer ignorando sua competência em fazê-lo por si mesmo, e você o faz levado " pela onda", dizemos que está alienado, fazendo como a maioria , na massa, dentro do senso comum.
Quando age assim, é perigoso. Você pode vir a fazer algo movido por isto, e se arrepender no futuro. Assim, o senso comum nos ajuda porque está abstraído, mas não é nossa consciência.
Perguntas interessantes