Filosofia, perguntado por franciscoramos, 1 ano atrás

em que medida as situações de déficits sociais e vulnerabilidade social favorecem a emergência de movimentos sociais?

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
950
Boa tarde, Francisco!

Os décits e a precaridade das condições de vida e trabalho, fomentam a formação de uma consciência de classe, demonstrando a semelhança entre um grupo X de pessoas, sob um domínio opressor. Assim, a formação de movimentos sociais se torna uma saída para a busca pela solução dos problemas, unindo semelhantes em prol de um mesmo objetivo.

Um abraço!

stephane22: obg Francisco ^^
Respondido por EduardoPLopes
126

As situações de déficits sociais e vulnerabilidade social criam situações de insatisfação política, que é traduzida, geralmente, em organização social em movimentos reivindicatórios que, levados às últimas consequências, se tornam movimentos sociais.

Um exemplo prático: se uma parcela considerável da população de um país qualquer não tiver casas e nem meio de alugá-las ou habitar de um modo minimamente aceitável, tenderá a se revoltar contra a ordem social que é a culpada - estrutural - pela situação de exclusão social, se organizando primeiro em movimentações pontuais e, eventualmente, em grupos organizados e centralizados, de modo que as suas insatisfações sociais, políticas e econômicas possam ser ouvidas pelos governantes.

Mais sobre um movimento histórico deste tipo em:

https://brainly.com.br/tarefa/17244603

Anexos:
Perguntas interessantes