Em que gêneros e tipos de texto ocorre a anteposição do sujeito no uso da língua?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Para não cometer deslizes gramaticais, é preciso ficar atento aos casos especiais de concordância nominal da língua portuguesa.
Você sabe o que é concordância?
Chamamos de concordância o princípio sintático segundo o qual, na frase, as palavras determinantes adaptam-se às palavras das quais dependem. Isso significa que os nomes e os verbos de uma oração devem concordar com os demais termos, caso contrário, a concordância ficará prejudicada. Entender esse princípio é indispensável para quem deseja produzir textos que estejam devidamente adequados à norma-padrão da língua portuguesa.
A concordância pode ser de dois tipos: concordância nominal e concordância verbal. Hoje nos dedicaremos à análise da concordância nominal e seus casos especiais. Fique atento à explicação, boa leitura e bons estudos!
Concordância nominal:
Chamamos de concordância nominal a adequação entre o gênero e o número de um substantivo com as flexões correspondentes de seus modificadores. Em regra geral, o adjetivo e as palavras adjetivas devem concordar em gênero e número com o nome a que se referem:
mulher bonita – homem bonito
mulheres bonitas – homens bonitos
Contudo, existem os casos especiais de concordância nominal, ou seja, casos particulares aos quais devemos estar sempre atentos. São eles:
1. Se na oração houver mais de um substantivo e se eles estiverem no singular e forem do mesmo gênero, o adjetivo, exercendo função de adjunto adnominal, poderá ficar no singular ou irá para o plural:
Marcelo agiu com paciência e coragem admirável.
Marcelo agiu como paciência e coragem admiráveis.
2. Quando os substantivos estiverem no singular e pertencerem a diferentes gêneros, o adjetivo deverá concordar com o mais próximo ou ir para o masculino plural:
Ele vestia casaco e calça vermelha.
Ele vestia casaco e calça vermelhos.
3. Quando os substantivos estiverem no plural e forem de gêneros diferentes, o adjetivo, quando desempenhar o papel de adjunto adnominal, deverá concordar com o mais próximo ou ir para o masculino plural:
Fomos a um antiquário e vimos objetos e pinturas antigas.
Fomos a um antiquário e vimos objetos e pinturas antigos.
4. Quando os substantivos pertencerem a gênero e número diferentes, o adjetivo, exercendo o papel de adjunto adnominal, deverá concordar com o mais próximo ou ir para o masculino plural:
Interesso-me pelo cinema e pelas tradições francesas.
Interesso-me pelo cinema e pelas tradições franceses.
Interesso-me pelas tradições e pelo cinema francês.
5. Quando, ao exercer a função de adjunto adnominal, o adjetivo estiver anteposto a dois ou mais substantivos, ele deverá concordar com o mais próximo:
Víamos estranhos homens e mulheres.
Víamos estranhas mulheres e homens.
6. Quando o adjetivo exercer a função de predicativo do sujeito, ele deverá concordar com todos os elementos do sujeito:
A cozinha e os banheiros estavam sujos.
↓ ↓ ↓
sujeito verbo de ligação predicativo do sujeito
7. Quando o adjetivo exercer a função de predicativo do objeto, ele deverá concordar em gênero e número com o núcleo do objeto. Se houver dois ou mais núcleos de gêneros diferentes, ele deve ir para o masculino plural:
Vimos as portas e o carro destruídos.
↓ ↓ ↓
VTD OD predicativo do objeto
Vimos destruídos as portas e o carro.
↓ ↓ ↓
VTD predicativo do objeto OD
miladylooli:
espero ter ajudado (;
Perguntas interessantes