Em que etapa da meiose ocorre a separação dos cromossomos homólogos em direção a polos opostos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
- Diploteno: inicia-se a separação dos homólogos e é possível perceber que suas cromátides cruzam-se em alguns pontos (quiasmas).
- Diacinese: os homólogos separam-se, e a prófase I é finalizada.
Metáfase I: os pares de cromossomos homólogos estão dispostos na placa metafásica. Nessa etapa, as duas cromátides de um homólogo estão ligadas aos microtúbulos de um polo, e as cromátides do outro homólogo estão presas aos microtúbulos do outro polo.
Anáfase I: cromossomos homólogos separam-se e movem-se em direção aos polos opostos.
Telófase I: os cromossomos estão separados em dois grupos em cada polo. Ao final dessa fase, a citocinese ocorre, e o citoplasma da célula é dividido, formando duas células-filhas.
Explicação:
No estágio inicial da prófase, a célula começa a quebrar algumas estruturas e a formar outras, preparando o cenário para a divisão dos cromossomos.
Os cromossomos começam a se condensar (o que facilita sua separação mais tarde).
O fuso mitótico começa se formar. O fuso é uma estrutura feita de microtúbulos, fibras fortes que são parte do "esqueleto" da célula. Sua função é organizar os cromossomos e movê-los durante a mitose. O fuso cresce entre os centrossomos a medida que eles se separam.
O nucléolo (ou nucléolos, no plural), uma parte do núcleo onde são formados os ribossomos, desaparece. Esse é um sinal de que o núcleo está prestes a se romper.