Português, perguntado por gutemberggomesdesous, 9 meses atrás

Em que contribui o cuidado com a linguagem culta empregada
na carta aberta? (​

Soluções para a tarefa

Respondido por yasmin142308
0

Resposta:

A carta aberta é um gênero textual argumentativo da língua portuguesa que tem o objetivo de transmitir informações de interesse coletivo. Geralmente, a forma como a carta aberta é escrita expressa uma noção de protesto em relação a algum problema social.

A carta aberta pode ser usada para externar um problema que interessa um público geral, assim como para alertar ou conscientizar. Sua linguagem possui um estilo persuasivo, já que na maioria das vezes quem escreve tem a intenção de convencer o leitor das suas ideias. 

Também chamada de texto epistolar, a carta aberta também é usada para instruir, informar, reivindicar ou entreter. Os interlocutores geralmente são seres coletivos como comunidades, governo, sindicatos, representações etc. O teor do texto pode variar, juntando a argumentação com descrição ou com instruções, por exemplo.

Na carta aberta é possível propor uma sugestão para o problema discutido no texto, assim como motivar o destinatário a resolver de forma consciente e reflexiva. Essa determinada situação comunicativa possibilita a expressão de opinião e liberdade para tratar de uma questão.

Diferenças da carta pessoal

A carta aberta difere-se da carta pessoal em vários aspectos. A carta pessoal é um tipo de carta que abrange somente remetente e destinatário, pois envolve assuntos que dizem respeito somente a esses interlocutores. Já a carta aberta envolve remetentes e diversos interlocutores, já que ela é pública e acessível.

Na carta pessoal existe um grau de intimidade maior entre as pessoas que conversam e é comumente usada por familiares e amigos. O tipo de linguagem muitas vezes utilizado é o informal, mas não existe regra quanto ao jeito de escrever. O tema da carta pode ser diverso e o destinatário específico.

Na carta aberta a linguagem é mais formal, possui aspectos estruturais argumentativos e um objetivo, que é externar um tipo de situação. Além disso, o destinatário pode ser específico a uma pessoa, mas também amplo como a sociedade.

Normalmente, a carta pessoal é identificada de acordo com os elementos evidenciados na própria carta e no envelope como endereço do remetente, CEP, cidade, estado, nome e endereço do destinatário. 

A carta pessoal caiu em desuso após o surgimento das novas tecnologias que possibilita o envio de e-mail ao invés de cartas de papel, além do surgimento das redes sociais que possibilitam a interação mais real e rápida entre os interlocutores.

Todavia, é importante destacar que vestibulares e concursos ainda utilizam esses gêneros textuais nos seus processos seletivos para avaliar o candidato, então, é interessante saber cada um deles. 

Estrutura da carta aberta

Título – o destinatário é evidenciado logo no título, pois o escritor logo se dirige a ele para começar a falar sobre o assunto. 

Introdução – é nessa parte da carta que o emissor fala sobre a problemática, discorrendo acerca do que ele quer deixar claro de uma forma atrativa.

Desenvolvimento – no desenvolvimento, o emissor relata e analisa o problema, apresentando argumentos fundamentados com o ponto de vista de quem escreve.

Conclusão – A conclusão da carta aberta encerra o discurso com uma sugestão de solução para o problema exposto.

Explicação:

espero ter ajudado (◠‿◕)

Perguntas interessantes