em que contexto social surgio o movimento fascista ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que é fascismo?
O fascismo foi um regime político totalitário que surgiu na Itália entre as décadas de 1920 e 1940. Sua ideologia é autoritária, racial, violenta e nacionalista.
O líder do fascismo italiano foi Benito Mussolini, filho de uma professora e de um ferreiro. Apesar de ter feito parte do Partido Socialista Italiano durante sua juventude, Mussolini mudou sua ideologia política e criou um partido de extrema direita, em 1919.
Existem alguns fatores que contribuíram para a ascensão do Partido Nacional Fascista na Itália, como a grave crise econômica que a Itália enfrentava e o não atendimento de reivindicações territoriais no pós Primeira Guerra Mundial. Essa frustração vai inflar ainda mais o nacionalismo italiano.
Além disso, com a guerra, o país sofreu queda na produção industrial e queda na produção agrícola. Isso tudo acabou gerando uma inflação.
Contexto histórico do Fascismo
A Europa estava arrasada pela guerra, com uma forte crise econômica. A população encontrava-se com a moral lá embaixo, bastante desanimada.
É nesse ambiente que surgem alguns políticos e ideólogos com um discurso inflamado de resolver problemas complexos e com a capacidade de falar aquilo que o povo mais queria ouvir.
Esse líder fascista, portanto, aproveitou o momento para apresentar um discurso parecido com “Levante-se, orgulhe-se! A nação precisa de você, nós somos superiores”.
Mussolini chegou ao poder no ano de 1922 com a chamada “Marcha Sobre Roma”. Em 1943, ele recebe apoio dos nazistas e é obrigado a fugir para o norte da Itália, onde cria a República Social Italiana.
O líder fascista vai governar até 1945, quando Mussolini é fuzilado com sua esposa por um grupo italiano antifascista.
O Fascismo surgiu no contexto do fim da Primeira Guerra Mundial, quando vários problemas, principalmente de ordem econômica, avolumaram-se no governo do rei Vítor Emanuel III.