Em que contexto Mandela é eleito presidente da África do Sul?
Soluções para a tarefa
Resposta:
OI, Sara Souza aqui... Espero lhe ajudar!!
Explicação:
Então...
Nos anos 1980, cresceu a violência em todo o país que ficou à beira de uma guerra civil com o Congresso Nacional Africano (CNA) cometendo 231 ataques em 1986 e 235 em 1987. Somou-se ainda a crise econômica pois muitos bancos e empresas multinacionais, sobre pressão de um lobby internacional contra o apartheid, pararam de investir na África do Sul.
Sendo assim, o povo criou a campanha em prol da libertação de Nelson Mandela...No dia 11 de fevereiro de 1990 Nelson Mandela saiu da prisão.
Ele fez discurso declarando seu compromisso com a paz e a reconciliação com a minoria branca, e a esperança de que o governo concordasse com as negociações para que não houvesse mais a necessidade da luta armada. Enfatizou que seu foco principal era trazer paz à maioria negra e dar a ela o direito de voto nas eleições nacionais e locais.
A eleições ocorrem em 26 a 28 de abril de 1994. Mandela (e o CNA com suas 34 facções) obteve 62% dos votos, seguido pelo Partido Nacional (20%) e os zulus (com 10%). Empossado Presidente da República em 10 de maio de 1994, Mandela formou um governo multirracial e realizou seu sonho de um “arco-íris” na África do Sul. Dois anos depois, forçado pela idade, Mandela, carinhosamente apelidado de “Madiba”, delegou os negócios de governo ao seu vice-presidente e amigo Thabo Mbeki. Em 14 de junho de 1999, finalmente, ele deixou a presidência com o término do mandato.
Mesmo depois de tanta luta, Mandela NÃO DESISTIU da presidência.
OBS: escreva as partes que achar mais interessantes!
ATÉ MAIS!!!!!!!