Filosofia, perguntado por roseanesilva, 1 ano atrás

Em que contexto histórico desenvolveu-se a escolástica?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
274

A escolástica foi a principal forma de fazer filosofia durante a Idade Média, de modo que ela se desenvolveu em um contexto de dogmatismo cultural e científico, onde as verdades deveriam ser consideradas sob a luz da religião, não podendo ser verdadeiro algo que fosse no sentido contrário à interpretação da Bíblia.


Além disto a escolástica também se desenvolveu em um contexto de hierarquização do conhecimento, de modo que a autoridade do pensador era, muitas vezes, mais importante que o conteúdo do pensamento, e os argumentos de autoridade (que são, desde a Idade Clássica, considerados falaciosos) ganharam um destaque perigoso, que acabou conduzindo a Filosofia para um caminho que é estranho para a sua natureza crítica.

Respondido por 99davi4469
28

A invasão dos bárbaros, no séc. V, destruiu no Ocidente a civilização romana e iniciou a Idade Média. Os bárbaros, que irromperam de todos os lados, provocaram novas condições políticas e sociais adversas à conservação e ao desenvolvimento da cultura intelectual. Por isso, os quatro primeiros séculos da Idade Média são obscuros, um período de estagnação intelectual em que não houve filosofia propriamente dita, mas houve a preocupação de salvar os restos da cultura que estava sendo arruinada pelas hordas dos visigodos, suevos, ostrogodos, francos e principalmente vândalos. O grande trabalho dos intelectuais dos primeiros séculos medievais, portanto, não foi criador, mas compilador. E este trabalho se deve principalmente aos monges, que recolheram em seus conventos muitos manuscritos antigos, que encerravam as sabedorias dos séculos anteriores. Aos poucos, porém, os bárbaros, vencedores, acomodaram-se à nova situação política e passaram a aceitar os usos e costumes dos povos vencidos, convertendo-se ainda ao Cristianismo. Com isso houve um ressurgimento da cultura e gradativamente as manifestações científicas e filosóficas apareceram, predominando então a "Escolástica", como principal corrente filosófica.
Perguntas interessantes