História, perguntado por SamanthaHahaha, 1 ano atrás

Em que consistiu o ataque pirata na vila de São Vicente?

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriellabritto002
22
Piratas, índios e jesuítas

São Vicente ficou conhecida como importante ponto de parada para abastecimento de navios e também para a comercialização de índios escravizados. Era conhecida pelo nome indígena de Guaiaó, que significa “local de fornecimento de provisões”. Isso provocou a cobiça de muita gente. O primeiro ataque à cidade foi feito por um contingente de espanhóis que estavam instalados na região de Iguape. Chefiados por Rui Mosquera, eles invadiram São Vicente e saquearam os armazéns.

Em 1542, São Vicente enfrentou um desastre natural. O mar avançou e destruiu praticamente tudo: os prédios da Câmara, da igreja, do conselho e da cadeia, o pelourinho, os estaleiros e muitas casas. A vila teve que ser reconstruída.

Em 1549, a Companhia de Jesus chegou ao Brasil. Os jesuítas implantaram sua primeira escola em Salvador e, no mesmo ano, a segunda foi implantada em São Vicente: era uma escola-seminário para brancos e índios.

Em 1560, foi a vez de os índios tamoios investirem contra a vila, invadindo fazendas e destruindo instalações, equipamentos e ferramentas.Em 1591, um pirata inglês, Thomas Cavendish, depois de atacar Santos, decidiu atacar e incendiar São Vicente. Causou muitos prejuízos, mas acabou sendo repelido pela população local.

Em 1615, outro pirata, desta vez holandês — Joris Van Spilbergen — invadiu e saqueou a vila, mas acabou também sendo expulso pela população.

Com o crescimento maior da cidade vizinha de Santos, com seu porto já movimentado, São Vicente acabou ficando em segundo plano na região.
Anexos:

SamanthaHahaha: valeuu
Perguntas interessantes