em que consiste fauvismo e dedaísmo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Fauvismo é um movimento artístico vanguardista francês que surgiu no começo do século XX, conhecido principalmente pelo uso das cores fortes e puras, além de obras que fugiam das regras da realidade.
O fauvismo foi a primeira vanguarda do século XX, no entanto não era considerado um movimento organizado, pois, ao contrário do exemplo de outros movimentos artísticos, este não tinha um manifesto ou um posicionamento político-social.
O nome deste movimento se originou a partir da expressão francesa “lesfauves”, que significa literalmente “os selvagens”, criada pelo crítico de arte Louis Vauxcelles, durante a exposição no “Salão dos Independentes”, uma referência ao “purismo” e intensidade das cores que os artistas utilizavam em suas obras.
As obras de Van Gogh e Gauguin são algumas das principais referências do fauvismo, assim como a arte africana, em especial as máscaras, que tinham como principal característica as cores quentes e fortes.
Características Dadaísmo
Oposição a qualquer tipo de equilíbrio enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.
A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica, mas as formas principais da expressão dadá foram o poema aleatório e o ready-made. Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outros movimentos artísticos do século XX.
A sua proposta é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionando e combinando elementos por acaso. Sendo a negação total da cultura. Politicamente, firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.
Ready-Made significa confeccionado, pronto. Expressão criada em 1913 pelo artista francês Marcel Duchamp para designar qualquer objeto manufaturado de consumo popular, tratado como objeto de arte por opção do artista.
A palavra Dada foi descoberta acidentalmente por Hugo Ball e por Tzara Tristan num dicionário alemão-francês. Dada é uma palavra francesa que significa na linguagem infantil "cavalo de pau". Esse nome escolhido não fazia sentido, assim como a arte que perdera todo o sentido diante da irracionalidade da guerra.
Explicação: