Em que consiste exatamente o plágio? A atual LDA (Lei de Direitos Autorais) não traz o conceito, deixando tal tarefa para a doutrina. Aliás, a LDA sequer menciona a terminologia “plágio”, repetindo a omissão das leis anteriores. Podemos dizer que plágio é a imitação fraudulenta de uma obra, protegida pela lei autoral, ocorrendo verdadeiro atentado aos direitos morais do autor: tanto à paternidade quanto à integridade de sua criação. Não é exagero adjetivar o plagiário como malicioso, disfarçado, astuto, hábil, dissimulado. O plagiador (ou plagiário) costuma não confessar o ilícito. Por isso, empenha-se em disfarçar o assalto, evitando deixar vestígios. Seja movido por inveja, seja por mera preguiça, o plagiário escamoteia e mente, desmoralizando o verdadeiro criador intelectual. Essa conduta é típica de nossa sociedade de aparência, na qual o importante não é ser, mas simplesmente parecer e aparecer. MORAES, Rodrigo. Plágio na pesquisa acadêmica: a proliferação da desonestidade intelectual. Disponível em: Tendo em vista as informações apresentadas sobre o plágio, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: Somente há plágio quando há cópia integral do texto de outro autor sem citar a fonte. Alternativa 2: A LDA define plágio como a imitação fraudulenta de uma obra que esteja protegida pela lei autoral. Alternativa 3: Somente há plágio quando o indivíduo demonstrou consciência de que estava copiando outros textos. Alternativa 4: O plagiador apresenta postura antiética, visto que assume uma postura inadequada ao apropriar-se da criação de outrem. Alternativa 5: Aquele que comete plágio geralmente o faz na inocência, sem saber que havia obrigatoriedade de indicar suas fontes.
Soluções para a tarefa
Resposta: O plagiador apresenta postura antiética, visto que assume uma postura inadequada ao apropriar-se da criação de outrem.
IMPORTANTE: Eu analisei as alternativas e fui eliminando as palavras contrarias do plágio...Assim fica mais fácil de ver a resposta correta:
LDA - A LDA não menciona nada...inclusive o texto fala que ela não menciona...
Explicação: A própria pergunta já dá a resposta. Vou postar a pergunta aqui: Em que consiste exatamente o plágio? A atual LDA (Lei de Direitos Autorais) não traz o conceito, deixando tal tarefa para a doutrina. Aliás, a LDA sequer menciona a terminologia “plágio”, repetindo a omissão das leis anteriores.
Podemos dizer que plágio é a imitação fraudulenta de uma obra, protegida pela lei autoral, ocorrendo verdadeiro atentado aos direitos morais do autor: tanto à paternidade quanto à integridade de sua criação. Não é exagero adjetivar o plagiário como malicioso, disfarçado, astuto, hábil, dissimulado. O plagiador (ou plagiário) costuma não confessar o ilícito. Por isso, empenha-se em disfarçar o assalto, evitando deixar vestígios. Seja movido por inveja, seja por mera preguiça, o plagiário escamoteia e mente, desmoralizando o verdadeiro criador intelectual. Essa conduta é típica de nossa sociedade de aparência, na qual o importante não é ser, mas simplesmente parecer e aparecer.