Química, perguntado por otaviocr246, 8 meses atrás

Em que consiste a corrosão sofrida por certos metais - fenômeno que causa muitos prejuízos ao ser humano - e que meios existem para retarda-la ou evita-?

Soluções para a tarefa

Respondido por mariavitoria019
1

Resposta:

Assim como outras reações químicas, a oxidação modifica o meio, colocando em risco toda a produção do material. Ela ocorre simultaneamente com a redução, em um processo de transferência de elétrons, em que o agente oxidante (que reduz) recebe elétrons – o mais usual seria a umidade do ar – e o redutor (que oxida) perde elétrons.

Geralmente, ocorre com a presença de oxigênio, e em materiais diferentes entre si. Essa diferença está relacionada com o potencial de redução, o qual indica a tendência do material em relação à redução e oxidação; quanto maior ou menor for o potencial, maiores as chances de sofrer, respectivamente, redução e oxidação.

A oxidação tem como uma de suas principais consequências na indústria a corrosão de equipamentos metálicos. Esta ocorre devido à diferença de potencial de redução entre os materiais envolvidos. Ou seja, na oxidação há uma substância oxidante unida a um metal, que por sua vez corresponde ao agente redutor, sofrendo perda de elétrons. O resultado é a formação dos produtos oxidativos, os chamados óxidos metálicos, sendo um dos principais exemplos o óxido de ferro, ou ferrugem.

A formação desses produtos representa uma modificação tanto física quanto química dos metais envolvidos. Assim, ao analisar o fenômeno corrosivo, notavelmente observa-se a perda mecânica dos equipamentos industriais (deterioração do material). Isso influencia o rendimento do processo, gerando mais gastos e podendo até inviabilizar a produção.

Comparação entre bloco de metal corroído e outro não corroído

Perguntas interessantes