Geografia, perguntado por mateushenriquep1, 1 ano atrás

Em que condições os primeiros africanos vieram para o Brasil ?

Soluções para a tarefa

Respondido por naianessantos24
2

Escravocrata, a sociedade portuguesa não admitia o trabalho senão à custa do cativo. Riqueza e status se definiam pelo número de escravos que um senhor possuía.

Para favorecer os fazendeiros, o governo brasileiro permitiu o comércio de negros, que eram capturados na África, trazidos em grandes embarcações, os navios negreiros, e vendidos no Brasil.

As viagens duravam entre três e quatro meses e muitos negros não sobreviviam a elas devido às péssimas condições de viagem!

Quando chegavam ao Brasil, os escravos eram acomodados em senzalas, trabalhavam cerca de quatorze horas por dia e, muitas vezes, tinham direito a apenas uma refeição diária composta de feijão, milho e farinha de mandioca.

Por resistir à dominação dos brancos, os negros eram ainda mais maltratados - apanhavam de chicotes e eram amarrados a troncos. Sem esperanças de ganhar uma carta de alforria, que lhes daria a liberdade, muitos se suicidavam ou fugiam, indo para o sertão, onde se organizavam em Quilombos.

Dois séculos depois da introdução do negro no Brasil, surgiu o movimento abolicionista no país, liderado por José do Patrocínio, que defendia o fim do trabalho escravo. A partir de 1850, a idéia de libertação dos escravos ganhou força, mas a escravidão só acabou no país em 1888, quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea.

A população negra deixou de ser dominada, mas nem por isso foi integrada e aceita pela sociedade da época. Ainda hoje, apesar de os negros terem conquistado seus direitos de cidadãos, eles continuam a ter condições de vida inferiores às dos brancos. Uma prova disso é o fato de boa parte da população das favelas e dos presídios brasileiros ser composta por negros.

Perguntas interessantes