em que classificação dos objetivos buscados pela utilização dos jogos
Soluções para a tarefa
Resposta:
A classificação dos jogos tem como objetivo padronizar, mostrar a sua função dentro de um programa de lazer e recreação.
A classificação de jogos é muito extensa e seria impossível citar todos, mas podem ser associadas em diferentes categorias que surgiram por alguns autores.
De acordo com Ferreira (2003) os jogos são classificados da seguinte forma:
a) Grandes jogos: são os jogos que têm grande número de participantes e que é muito difícil de controlar.
b) Pequenos jogos: são aqueles que os participantes precisam demonstrar velocidade, destreza e força.
c) Revezamento ou estafeta: são jogos que são organizados pelo revezamento dos participantes para a concretização das atividades, deve ser realizada em grupo e respeitar as potencialidades de quem participa do jogo, é um jogo muito indicado para a infância, exigem combinados como correr, saltar, girar.
d) Aquáticos: são jogos realizados dentro d’água, têm um valor terapêutico por diminuir o impacto causado pelo solo.
e) Jogos sensoriais: são utilizados os sentidos (visão, tato, audição, olfato e o paladar), é muito bom para desenvolver a capacidade de raciocinar, pensar e minimiza a tensão.
f) Jogos sociais de mesa: geralmente são realizados na mesa, de cunho educativo, sem despertar o interesse de jogos de azar.
Caillois (1994) analisa as habilidades e interesses, classificando os jogos em:
a) Jogos de azar: são os jogos praticados em “cassinos”, bancas, mesas, roletas, bingo, loterias.
b) Jogos de competição: esse jogo tenta criar situações ideais de competição, mas isso nunca será alcançado, já que o meio interfere de diferentes formas na construção do indivíduo.
c) Jogos de imitação: são jogos em que os participantes incorporam em si o papel de determinado personagem, nas crianças este jogo se caracteriza pela imitação do adulto, o prazer está em se passar por outro.
d) Jogos de vertigem: esse jogo tem o objetivo de destruir a estabilidade de percepção do corpo humano, ou seja, busca atingir certo tipo de espasmo, afastamento da realidade e transe. A criança sabe que ao rodar rapidamente, atinge um estado de fuga e evasão. Isso pode acontecer com giros, volteios, rápidas trocas de direção.