em que circunstância aconteceu a Primeira Guerra Mundial?
Soluções para a tarefa
Imperialismo
Nacionalismo
A questão balcânica
As rivalidades
Fatores gerais:
Disputa dos mercados internacionais pelos países industrializados, que não conseguiam mais escoar toda a produção de suas fábricas. Tal concorrência era particularmente acirrada entre a Grã-Bretanha e a Alemanha.Atritos entre as grandes potências devido a questões coloniais. Alemanha, Itália e Japão participaram com atraso da corrida neocolonialista e estavam insatisfeitos com as poucas colônias que haviam adquirido.Exacerbação dos nacionalismos europeus, manipulados pelos respectivos governos como um meio de obter a adesão popular à causa da guerra. Há que considerar ainda o nacionalismo das populações que se encontravam sob o jugo do Império Austro-Húngaro ou do Império Russo e ansiavam pela independência.
No século XIX, a Europa era um "Barril de Pólvora", cheio de rivalidades internas. Estão entre os fatores que levaram à Primeira Guerra:
- Disputas imperialistas entre as potências europeias, entre as quais vale citar a Questão Marroquina, em que Alemanha tentava disputar com a França a influência sobre Marrocos.
- O Revanchismo Francês, desejo de vingança que os franceses tinham pela Alemanha desde a Guerra Franco Prussiana.
- O Pangermanismo, sentimento nacionalista que queria unir os povos germânicos em uma mesma nação no centro europeu.
- O Pan-eslavismo, sentimento nacionalista dos povos eslavos(Rússia, Sérvia, etc). Na época, era intensificado pelo desejo sérvio de retomar a região da Bósnia-Herzegovina, que estava com a Áustria-Hungria.
- A disputa entre Inglaterra e Alemanha pela hegemonia do mercado industrial.
Essas disputas levaram a criação de duas importantes alianças, a Tríplice Aliança(Itália, Alemanha e Áustria-Hungria) e a Tríplice Entente(Inglaterra, França e Rússia).
Em 1914, o herdeiro austro-húngaro Franz Ferdinand -- ou Francisco Ferdinando -- foi morto por um grupo nacionalista sérvio na Bósnia, o que levou a Entente a Aliança à guerra(com a exceção da Itália, em princípio).