em que caso a segunda lei de Mendel não se aplica
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Segunda Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente, estabelece que “os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso”.
Explicação:
A 2a. Lei de Mendel, que envolve a herança de várias características simultâneas, não se aplica para o caso dos genes estarem presentes num mesmo cromossomo (em linkage ou "ligados"). Nesse caso, não é possível a segregação (separação) independente desses genes durante a meiose (formação dos gametas) e eles serão transmitidos geralmente juntos. Isso significa que certas características não variam muito pois é mais comum serem transmitidas "em bloco". Assim, a proporção geral d a 2a. Lei (9:3:3:1) não se verifica num cruzamento entre 2 duplo-heterozigotos (AaBb x AaBb).
Por ex., nas moscas-de-frutas a combinação de características: corpo cinza/ asas longas e corpo preto/asas curtas são mais comuns do que as combinações: corpo cinza/asas curtas ou corpo preto/asas longas. Isto acontece porque os genes para cor cinza e asas longas estão num mesmo par de cromossomos homólogos (assim como os genes para cor preta/asas curtas). As combinações cinza/asas curtas e preto/asas longas só acontecem quando há permutação entre os genes (crossing-over) durante a meiose que forma os gametas.
Suponha um indivíduo de genótipo AaBb:
- Se os genes A e B (e seus alelos a e b) estiverem em pares de cromossomos (homólogos) diferentes, haverá segregação independente desses genes e ele formará gametas com as combinações: AB, Ab, aB e ab em igual proporção (1/4 de cada).
- Mas se esses genes A e B estiverem localizados num mesmo cromossomo (e seus alelos a e b, no cromossomo homólogo), os gametas terão as combinações: AB e ab (1/2 de cada). As variantes Ab e aB só aparecem se os genes estiverem "muito distantes" e sofrerem a permutação.
Espero ter ajudado.