Sociologia, perguntado por Liria111, 10 meses atrás

Em que ano foi criado no Brasil curso superior

Soluções para a tarefa

Respondido por XXFoxyanaXX
1
Se estiver errado, pode falar.

Uma Universidade também pode promover, além da já citada graduação, pós-graduação a seus alunos. Tratam-se de ambientes que apresentam modos independentes de execução de finalidades educacionais, desde que não firam princípios da constituição em vigor, em um país.

Se pensarmos na concepção contemporânea e ocidental de uma Universidade, a mais antiga do mundo seria a Universidade de Bolonha, na Itália, ao norte. Foi criada ainda no século XI, no ano de 1088, exatamente no momento em que todo o ensino do país se libertou da tradição das escolas religiosas. As primeiras instituições europeias de ensino superior, que surgiram na Idade Média, eram especializadas no estudo de direito, medicina e teologia.

Recuando um pouco mais na História, se pensarmos nas origens mais antigas do que viria a se tornar uma Universidade, podemos pensar na época helênica, quando, no ano de 387 antes de Cristo, o grande filósofo Platão, da Grécia, cria a Academia, localizada nos arredores de Atenas, no bosque de Academos. Nesse local, os estudantes tinham acesso a cursos de filosofia, matemática e também ginástica – segundo o princípio “mens sana in corpore sano”, ou mente sã em corpo são. Embora distantes do conceito moderno de Universidade, já era um local de formação intelectual, com a diferença de que os filósofos fundavam cada um o seu local próprio, para transmitir seu conhecimento de mundo, sem direito a debates, como ocorre na atualidade, em um curso superior

XXFoxyanaXX: Se estiver errado me fale
Respondido por GregoryPereira1
0


As primeiras escolas de ensino superior foram fundadas no Brasil em 1808 com a chegada da família real portuguesa ao país. Neste ano, foram criadas as escolas de Cirurgia e Anatomia em Salvador (hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia), a de Anatomia e Cirurgia, no Rio de Janeiro (atual Faculdade de Medicina da UFRJ) e a Academia da Guarda Marinha, também no Rio. Dois anos após, foi fundada a Academia Real Militar (atual Escola Nacional de Engenharia da UFRJ). Seguiram-se o curso de Agricultura em 1814 e a Real Academia de Pintura e Escultura1. Até a proclamação da república em 1889, o ensino superior desenvolveu-se muito lentamente, seguia o modelo de formação dos profissionais liberais em faculdades isoladas, e visava assegurar um diploma profissional com direito a ocupar postos privilegiados em um mercado de trabalho restrito além de garantir prestígio social. Ressalte-se que o caráter não universitário do ensino não constituía demérito para a formação superior uma vez que o nível dos docentes devia se equiparar ao da Universidade de Coimbra, e os cursos eram de longa duração2.


Perguntas interessantes