em que ano e qual o nome do médico que criou a possibilidade de reconstrução facial no pós guerra?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A História da Cirurgia Craniofacial: Um Passado de Guerras e Heróis
Resumo
A Cirurgia Craniomaxilofacial, ou simplesmente Cirurgia Craniofacial, originou-se modernamente da evolução de várias especialidades cirúrgicas que se desenvolveram simultâneamente como a Neurocirurgia, a Cirurgia Plástica, a Cirurgia de Cabeça e Pescoço, a Otorrinolaringologia e a Oftalmologia. Do ponto de vista semântico esta denominação engloba intervenções cirúrgicas realizadas na face, ou na transição crânio-facial, através de acessos combinados que incluem invariavelmente o acesso intra-craniano. A Cirurgia Craniomaxilofacial engloba de forma genérica o tratamento: 1. das deformidades congênitas com grande impacto no esqueleto crânio-facial como é observado na Cirurgia Plástica Pediátrica em síndromes freqüentes como a microssomia hemicraniofacial, Pierre-Robin, Treacher-Collins (disostose mandibulo-facial), cranioestenoses com importante acometimento orbital (plagiocefalia, trigonocefalia, braquicefalia) e as craniofacioestenoses (Apert, Crouzon) 2. dos tumores que envolvem a transição cranio-facial e que tornaram a Cirurgia de Base do Cranio uma importante subespecialidade dentro da Neurocirurgia e da Cirurgia de Cabeça e Pescoço 3. das deformidades pós-traumáticas, principalmente as que envolvem a região do terço médio e superior da face. Exemplos são as fraturas crânio-faciais com envolvimento da base do crânio como as fraturas naso-etmoidais e as fraturas fronto-orbitais 4. de deformidades secundárias a fissuras de face, desde as lábio-palatais tão freqüentes até, e principalmente, as fissuras raras (classificadas por Tessier), com ou sem acometimento craniano, pelo seu invariável acometimento esquelético 5. de deformidades dos maxilares como as observadas nas dento-esqueléticas com indicação da denominada cirurgia ortognática Este capítulo se propõe a rever a cronologia dos mais importantes eventos que culminaram com o surgimento, no início dos anos 70, da moderna Cirurgia Craniofacial. Apesar da óbvia importância que a Cirurgia Maxilo-Facial exerceu ainda no século 19, iremos nos deter basicamente no rápido desenvolvimento e nos enormes avanços que a cirurgia reconstrutiva deu a partir da Primeira Guerra Mundial, no início portanto já do século 20.
Os Primeiros Relatos
A primeira osteotomia mandibular foi realizada por Hullihen (1847), em West Virginia (USA) para tratamento de mordida aberta anterior que se desenvolveu em uma jovem de 20 anos de idade, devido a brida cervico-facial conseqüente a queimadura na infância. Nos Estados Unidos, Simon P. Hullihen, MD, DDS (1810-1857) foi o primeiro cirurgião com dupla graduação a realizar Cirurgia Oral e Maxilo-Facial, e trabalhava na cidade de Wheeling. Ele foi um dos primeiros a demonstrar a importância do conhecimento multidisciplinar de quem se dedicava à cirurgia dental, dos maxilares, plástica reconstrutiva, oftalmológica e oncológica em cabeça e pescoço.
Dr. Simon P. Hullihen (1810-1857)
Em 1867, em Boston, Cheever realizou pela primeira vez osteotomia maxilar para acesso à ressecção de um tumor, e sua descrição coincide com o traço de fratura que seria posteriormente descrito por René Le Fort no seu clássico trabalho de 1901 versando sobre as fraturas do maxilar superior. A cirurgia de maxila iniciou-se, portanto, em meados do século 19, e as denominadas osteotomias do tipo Le Fort I já haviam sido descritas por Von Langenbeck na Europa em 1859 e por Cheever nos Estados Unidos em 1867. Mais tarde o primeiro cirurgião que utilizaria esta técnica para correção de má-oclusão seria Wassmund, em 1927.
O Século XX
O mundo conheceu no despertar do século XX um dos maiores expoentes da cirurgia reconstrutiva de face em todos os tempos. Seu nome era Vilray Papin Blair, por muitos considerado o primeiro dos maiores cirurgiões plásticos dos Estados Unidos. Blair nasceu em St Louis, Missouri, no dia 15 de junho de 1871, tendo completado sua graduação em Medicina no St Louis Medical College em 1893. Na realidade naquela época a própria Cirurgia Plástica ainda não se caracterizava como um campo definido da Cirurgia, Blair apresentou vários trabalhos que incluíram osteotomias mandibulares como as relatadas com serra de Gigli, às cegas, no ano de 1909. Suas primeiras atividades de ensino foram como Instrutor de Anatomia Prática (aplicada) na Universidade de Washington, trabalho este que lhe forneceu fundamentos valiosos para os métodos cirúrgicos altamente criativos que desenvolveria, e o imortalizariam.
Dr. Vilray Papin Blair, (1871-1955)
A primeiro de agosto de 1914 as tensões da sociedade européia explodiram numa guerra. A primeira guerra mundial marca tragicamente o início do século XX e uma correlação de forças se estabelece a partir de então. Considerada como uma guerra imperialista, foi determinada pelos interesses das grandes potências industriais.