Em que a filosofia pré-socrática se distingue do mito?
Soluções para a tarefa
Resposta:
opa
Explicação:
O fato de o narrador advir de uma escolha divina, atribuía ao mito o caráter de incontestabilidade, pois os deuses eram inquestionáveis.
Importa referir que, além de explicar as origens, a mitologia - o conjunto dessas histórias fantásticas - desempenhavam um papel moral.
Esse tipo de narrativa era pertinente para responder aos questionamentos até que, a partir do século VII a.C. as explicações oriundas dessas histórias iam deixando de satisfazer os primeiros filósofos gregos - os pré-socráticos.
Assim, o mundo começava a ser investigado através da razão, priorizando o natural em detrimento do sobrenatural. Começando a fazer uso da razão, os filósofos não acreditavam nos mitos e exigiam comprovações.
A filosofia pré-socrática indica um afastamento do mito, mas não necessariamente a negativa do mito. Mesmo filósofos da era de Ouro da filosofia clássica dialogavam com os mitos, como Sócrates e Platão. No caso do pensamento pré-socrático (utilizado para fins didáticos, porque alguns desses filósofos eram contemporâneos e até posteriores a Sócrates), há uma tentativa de explicar as coisas procurando causas físicas ou naturais. Comentei algo mais na resposta a esse questionamento aqui: https://brainly.com.br/tarefa/54176929?referrer=searchResults.
Espero ter contribuído.