História, perguntado por franciscamota871, 10 meses atrás

em quantos momentos foi dividido a conquista do grão-pará​

Soluções para a tarefa

Respondido por pietro6285
2

Resposta:

foram 59533

Explicação:

pq eu não sei

Respondido por electra15
2

oi

1534:Coroa Portuguesa com D. João III divide o Brasil em 14 capitanias hereditárias, entre elas a do Maranhão que incluía o território do atual Estado do Pará (antiga capitania do Grão-Pará).  

1572:D.Sebastião divide a colônia em dois governos gerais: Governo do Norte, com sede em Salvador, responsável por territórios da Capitania da Baía à Capitania do Maranhão, e;Governo do Sul, com sede no Rio de Janeiro, que administra os territórios da Capitania de Ilhéus à Capitania de Santana;.

1616: Fundação do Forte do Presépio, na baía de Guajará, dando origem à cidade de Santa Maria de Belém do Grão-Pará (atual Belém, capital do Estado do Pará) na capitania do Grão-Pará, a primeira fortificação deste modelo e mais importante no território amazônico, a fim de se proteger de incursões de Holandeses e Ingleses em busca de especiarias.

1621:Dinastia Filipina com Filipe III (união ibérica) divide o território da América portuguesa em duas unidades administrativas autônomas: Estado do Maranhão ao norte, com capital em São Luís, a fim de assegurar a posse do território e promover o desenvolvimento. Abrangendo a Capitania do Grão-Pará, Capitania do Maranhão e a Capitania do Ceará, e;Estado do Brasil ao sul, cuja capital era Salvador, abrangendo as demais capitanias.

1637 :Criação da capitania do Cabo Norte, na região do atual estado do Amapá, extinta no final do século XVII.

1654;Estado do Maranhão passa a ser designado Estado do Maranhão e Grão-Pará.

1680; Território da Capitania do Ceará passou do Estado do Maranhão para o Estado do Brasil, integrando-se à capitania de Pernambuco.

1718;Criação da Capitania do Piauí, desmembrada da Capitania do Maranhão, integrando o Estado do Maranhão.

1751;Estado do Maranhão passou a se chamado Estado do Grão-Pará e Maranhão, com capital transferida de São Luís para Belém. Sua extensão territorial compreende os atuais Estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.

1755;Criação da Capitania do Rio Negro (atual Estado do Amazonas), com sede estabelecida na vila de Mariuá (atual Barcelos), desmembrada da Capitania do Grão-Pará mas permanece integrada ao Estado do Grão-Pará e Maranhão, que passou a compreender quatro Capitanias: São José do Rio Negro; Grão-Pará; Maranhão, e; Piauí.

1772

A Coroa Portuguesa divide o Estado do Grão-Pará e Maranhão em duas unidades administrativas:

Estado do Grão-Pará e Rio Negro, com sede em Belém, e;

Estado do Maranhão e Piauí, com sede em São Luís.

Assim, a América Portuguesa passou a compreender três unidades administrativas autônomas.

1774  

A fim de centralizar e aumentar o controle, os Estados do Grão-Pará e Rio Negro e do Maranhão e Piauí passam à condição de Capitania e foram unificados ao Estado do Brasil, subordinados ao vice-rei do Brasil, com sede no Rio de Janeiro.

1780  

Criação de pequenas indústrias: tecidos de algodão, cerâmicas e velas, manufatura de cordoalhas, manteiga de tartaruga e outras agriculturas como: tabaco, milho, mandioca, cacau, arroz, algodão, cana-de-açúcar e a pecuária no vale do rio Branco.

1822  

Ocorre a Independência do Reino do Brasil e as Capitanias são denominadas de Províncias. O Grão-Pará vive período de incerteza, se a Capitania tornaria-se um país independente ou uniria-se ao Brasil ou continuaria com Portugal. Criada a 1ª Junta do Pará Independente.Eclodiram levantes das tropas fiéis a Portugal, conhecidos como "Guerras da Independência", envolveram as Províncias: Pará, Maranhão e Bahia.

1823

Capitania do Grão-Pará se uniu ao Império do Brasil independente, que estivera separado no período colonial, episódio conhecido como "Adesão do Pará" proclamada por D. Romualdo Coelho, assim a Capitania foi incorporada ao Império como a Província do Grão-Pará.

1832  

Devido ter pequena população e uma produção medíocre a Província do Rio Negro foi rebaixada administrativamente, sendo nomeada de Comarca do Alto Amazonas e subordinada a Província do Grão-Pará.

1835  

Inicia a revolução popular Cabanagem, tomou Belém e espalhou-se por toda a Amazônia. Um governo do povo foi instalado e vigorou até 1838.[19]

1850  

Província do Grão-Pará foi extinta e desmembrada em duas unidades, formando as Província do Pará e a Província do Amazonas (elevação da Comarca do Alto Amazonas com sede na cidade de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Rio Negro, atual Manaus), sendo subordinadas ao Estado do Grão-Pará e Rio Negro.

1879  

Auge do ciclo da borracha.[23]

1889  

Após a proclamação da República as Províncias passam a ser denominadas de Estados, e a "Província do Pará" mudou para "Estado do Pará" e a Província do Amazonas mudou para "Estado do Amazonas".[24]

1943  

Criação do Território Federal do Amapá, em área desmembrada do Estado do Pará.[25]

1970 :Economia volta a aquecer, o crescimento  acelera com a exploração de minérios(principalmente na região sudeste do estado), como o ferro na Serra dos Carajás e do ouro na Serra Pelada.

espero ter ajudo

Perguntas interessantes