Em qualquer situação relacionada à assistência de enfermagem, o enfermeiro deve respeitar as leis que regulamentam o exercício de sua profissão, como o Código dos Profissionais de Enfermagem, a Lei do Exercício dos Profissionais de Enfermagem e outros instrumentos éticos e legais. O setor de atendimento em saúde na área de Urgência e Emergência corresponde a uma importante parte da assistência à saúde no Brasil, devido ao elevado número de acidentes, violência urbana entre outras situações.
Considerando o contexto em que o atendimento de urgência e emergência encontra-se instituído, o enfermeiro que presta assistência nestes estabelecimentos de saúde deve ter conhecimento dos dispositivos legais vigentes que embasam sua prática, que fornecem respaldo legal em casos de processos ético profissionais em decorrência da sua atuação.
Assim, podemos citar por exemplo, o atendimento pré-hospitalar – APH, onde a assistência à vítima conta com uma equipe multiprofissional, sendo que esta tem o dever de cuidar da proteção da vítima. Desta forma, o profissional deve, além da competência técnica, prestar uma assistência humanizada, e direcionar suas ações, bem como, a tomada de decisões de forma ética, mantendo a integridade do indivíduo, e buscando as melhores soluções disponíveis frente à realidade e circunstâncias em que a vítima se apresenta.
Durante a prestação de atendimento pré-hospitalar, dentre vários aspectos éticos e legais, podemos citar o Consentimento Informado, sobre este é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
O consentimento informado em APH envolve a participação da equipe responsável pela vítima, na tomada de decisões nos casos em que a vítima encontra-se em estado de vulnerabilidade, após a avaliação feita neste caso dependendo das condições da vítima, quando consideradas críticas ou quando há risco de morte, este termo fica autorizado pelo médico responsável.
b.
O consentimento informado envolve a participação do responsável pela vítima, nos casos em que a vítima encontra-se em estado de vulnerabilidade, dependendo das condições da mesma e, quando há risco de morte, o consentimento informado pode ser assinado por qualquer pessoa que estiver próxima ao local ou por um dos profissionais da saúde que prestaram socorro.
c.
O consentimento informado em APH envolve a participação do responsável pela vítima, entretanto, quando a vítima encontra-se em estado de vulnerabilidade, após a avaliação feita pela equipe de socorro, de acordo com as condições da mesma e, quando consideradas críticas ou quando há risco de morte, o consentimento informado pode ser dispensado.
d.
O termo de consentimento informado só deve ser usado em APH nos casos em que ocorre situações de mutilação, onde se faz necessário de forma obrigatória a presença e responsabilidade de um familiar, somente nos casos de risco de morte, o consentimento informado pode ser autorizado pelo médico responsável pela equipe de socorro.
e.
O termo de consentimento informado é totalmente dispensável em APH, pois envolve a participação do responsável pela vítima, entretanto, se a vítima encontra-se em estado de inconsciente, após a avaliação feita pela equipe de socorro de acordo com as condições da mesma qualquer responsabilidade é assumida pelo enfermeiro responsável pelo socorro.
Soluções para a tarefa
Resposta: e. O consentimento informado em APH envolve a participação do responsável pela vítima, entretanto, quando a vítima encontra-se em estado de vulnerabilidade, após a avaliação feita pela equipe de socorro, de acordo com as condições da mesma e, quando consideradas críticas ou quando há risco de morte, o consentimento informado pode ser dispensado.
Explicação: CORRIGIDO PELO AVA
A alternativa E) é a correta.
Quando a vitima do acidente não está capacitada para responder por si mesmo, e não há nenhum responsável, o enfermeiro será o responsável por todos os processos.
O termo de consentimento informado é totalmente dispensável em APH, pois envolve a participação do responsável pela vítima, entretanto, se a vítima encontra-se em estado de inconsciente, após a avaliação feita pela equipe de socorro de acordo com as condições da mesma qualquer responsabilidade é assumida pelo enfermeiro responsável pelo socorro.